João Leite reúne especialistas e representantes da sociedade civil para ouvir sugestões voltadas à Segurança Pública
Em encontro com especialistas da área de Segurança Pública e representantes da sociedade civil, nesta segunda-feira (19/09), João Leite reafirmou que, eleito, a segurança da população belo-horizontina será uma das prioridades de seu governo. Em um auditório lotado, o candidato ouviu relatos das principais dificuldades e demandas da sociedade, além de sugestões para a prevenção à violência na capital mineira.
“A Segurança Pública é uma prioridade. Vamos agir na prevenção, dando especialmente espaços esportivos, de geração de emprego e renda para os jovens. Também queremos agir junto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Estamos ouvindo todas as áreas. Já fizemos com a Saúde, com a Educação, fizemos com os ambientalistas, e agora estamos falando com especialistas em segurança pública”, afirmou o candidato da Coligação Juntos por BH (PSDB–PPS–DEM–PP–PRB–PRTB), que estava acompanhado do vice, professor Ronaldo Gontijo.
João Leite ressaltou a importância de integrar as forças de segurança com a criação do Gabinete Integrado de Segurança Pública. “Integrar Polícia Militar com Guarda Municipal, com Polícia Civil, e dar segurança para a população. Queremos fazer isso imediatamente. Estamos falando em 0,07% do Orçamento de Belo Horizonte. Colocar a Guarda Municipal nas ruas, a partir da capacitação no Centro de Treinamento para a Guarda Municipal que vamos criar”, afirmou.
Apoios
Para o sociólogo Luiz Flávio Sapore, presente ao evento, João Leite reúne todas as qualidades para lidar com a questão da segurança pública na capital mineira.
“O João é o candidato mais qualificado, que tem mais experiência nesta área. Ele conhece a realidade das polícias e da cidade. Ele tem clareza em melhorar a atuação da Guarda Municipal em Belo Horizonte, em investir na integração das polícias. Clareza em lidar com a questão da prevenção social, da prevenção do uso de drogas, da dependência química. A sociedade civil de BH está aqui presente neste encontro. O prefeito é uma colaboração decisiva para diminuir a incidência de homicídios, de assaltos, que atormentam a população”, afirmou o sociólogo, Luiz Flávio Sapore.
A coronel da Polícia Militar, Cláudia Romualdo, ressaltou a importância de ouvir todos os segmentos da sociedade. “A ideia de segurança pública é exatamente o que aconteceu hoje. É reunirmos todos que somos responsáveis pela segurança e discutir. Poder dar o encaminhamento para cada setor específico dos problemas que são levantados e as propostas de solução. A proposta do João, do Gabinete Integrado de Segurança Pública, é uma das melhores. Segurança Pública só pode ser feita com a união de todos”, ressaltou a ex-Comandante Geral da Polícia Militar.
*Do PSDB-MG