João Leite visita Apae-BH e fala sobre criação de transporte especial para pessoas com deficiência intelectual

Imprensa - 22/08/2016

j.leite-apae3-640x427João Leite participou nesta segunda-feira (22/08) da abertura da Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (Apae-BH). Ele apresentou propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual na capital e de seus familiares.

O candidato à Prefeitura de BH pela Coligação Juntos por BH (PSDB–PPS–DEM–PP-PRB–PRTB) destacou a importância da criação de um programa de transporte específico para as pessoas especiais, revitalização das calçadas e ampliação da frota de transportes públicos adaptados.

“Vamos ter uma atenção especial em relação ao deslocamento de pessoas com deficiência intelectual. As famílias sofrem muito com isso. Nós queremos oferecer o transporte municipal contratado especificamente para essas pessoas. Está previsto no nosso eixo da Cidade Cuidadora, no plano de governo”, disse João.

Durante a confraternização, o candidato escutou as reivindicações do presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Eduardo Barbosa, e da presidente da Associação em Belo Horizonte, Judith Maria Magalhaes Monteiro.

“A Apae de Belo Horizonte, especificamente, tem uma dificuldade muito grande em relação à prefeitura municipal. Para vocês terem uma ideia, 90% do financiamento dessa instituição é feita por doações através do telemarketing. Nós não temos uma parceria na área da assistência social com a Apae”, afirmou Eduardo Barbosa.

A presidente da Associação destacou também a dificuldade de diálogo. “Apresentamos demandas, tentamos buscar parcerias com a PBH, mas na maioria das vezes não obtemos nenhuma resposta, ou quando recebemos algum retorno, este é sempre muito demorado. Por exemplo, para conseguir o passe livre para as pessoas com deficiência intelectual e para seus acompanhantes, temos que esperar quase seis meses”, disse Judith Monteiro.

João também visitou as instalações da Apae e recebeu as mães dos frequentadores da associação para uma conversa em que elas expuseram as dificuldades vividas no dia a dia. Ele afirmou que fará parcerias e garantirá repasses para a associação.

“Vamos reconhecer o papel importante que a Apae desenvolve, esse atendimento social que é feito. Vamos dar atenção especial para aquelas pessoas invisíveis em Belo Horizonte. Em minhas caminhadas pela cidade, tenho encontrado muita gente invisível.”

*Do PSDB-MG

X
22/08/2016