Jovens de todo o Brasil se reúnem em Brasília para o 2º Congresso Nacional da Juventude do PSDB

“Esse congresso é uma mistura de entrega de conteúdo e capacitação instrumental”, ressaltou Henrique Vale

Imprensa - 01/07/2016

CongressoJuventudePSDB_OrlandoBrito_13Brasília (DF) – Começou nesta sexta-feira (1), em Brasília, o 2º Congresso Nacional da Juventude do PSDB. Com o tema “Selfie – O retrato de uma juventude engajada”, o evento, que prossegue no sábado (2), reuniu centenas de jovens e caravanas de todas as partes do país neste primeiro dia, para uma série de debates, palestras e workshops de capacitação política. “O objetivo é que os jovens passem a se entender como protagonistas da própria trajetória”, destacou o presidente nacional da Juventude do PSDB (JPSDB), Henrique Vale.

“Esse congresso é uma mistura de entrega de conteúdo e capacitação instrumental. Daqui sairão jovens mais capacitados para construir o país que a gente precisa”, afirmou Henrique. “Aproveitem cada palestra, cada evento, e comecem a realizar a mudança que não é o partido que precisa, é o país que precisa”, conclamou aos presentes no encontro.

Durante a abertura do evento, o clima de empolgação tomou conta do auditório. Vestidos de azul e amarelo, as cores do partido, e gritando palavras de ordem, os jovens se reuniram para tirar uma grande selfie coletiva.

O vice-presidente da JPSDB, Pedro Egídio, ressaltou a importância do engajamento do jovem na política brasileira, em especial por conta da crise e instabilidade originada no governo da presidente afastada Dilma Rousseff. “O Brasil é um país continental, rico e diferenciado. Nossa missão é a mudança, a reconstrução do país”, avaliou. “O que a gente quer é destacar o protagonismo do jovem no processo político”, acrescentou o secretário de Comunicação da Juventude, Alberto Szafran.

O Congresso conta com palestras de capacitação, e a primeira palestra foi ministrada pela cientista política Luciana Fernandes Veiga. Discutindo “Comportamento eleitoral e comunicação política”, a professora destacou o forte papel das redes sociais na atual construção da política e a importância do envolvimento da comunidade e da diversidade dentro de um partido. “Fazer política é uma construção de longo prazo”, constatou.

O que seguiu foi uma conversa entre os segmentos do PSDB. Pela primeira vez, representantes do PSDB Mulher, do Tucanafro e da Diversidade se uniram aos jovens do partido, no congresso nacional, para debater o futuro. Entre os palestrantes estavam a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania, Luislinda Valois, o presidente nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo, as tucanas Jimmyana Rocha e Adriana Toledo, representantes do PSDB-Mulher, e os membros do PSDB Diversidade Marcos Fernandes e Edgar de Souza.

Já neste sábado (2), além de mais debates, os jovens do PSDB poderão participar de workshops que vão desde media training e engajamento de grupos até planejamento estratégico e o protagonismo do jovem líder no atual cenário político. Também deverá ser lançado o aplicativo “Bora!”.

Temas relacionados:

X
01/07/2016