Kombi da cultura volta a circular com biblioteca e museu nos bairros mais distantes de Blumenau

Projeto tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e propiciar momentos de lazer às comunidades distantes

Imprensa - 17/02/2017

862b57b35264e0a971974f124432a22bA Kombi da cultura volta a levar conhecimento aos bairros de Blumenau a partir desta segunda-feira, dia 20. A Biblioteca Ambulante completa 40 anos em julho, enquanto o Programa Museu Vai à Escola chega aos 10 anos. Até quinta-feira, dia 23, as duas iniciativas da Fundação Cultural de Blumenau irão percorrer 11 escolas isoladas e o Lar Elsbeth Koehler.

A Biblioteca Ambulante surgiu sob iniciativa do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da Fundação Cultural de Blumenau – antiga Fundação Casa Dr. Blumenau, e tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e propiciar momentos de lazer às comunidades mais distantes do Centro.

As atividades foram iniciadas em julho de 1977, sendo a Kombi pioneira em Santa Catarina, passando a circular pelo interior do município levando literatura para 17 escolas isoladas. A partir de 2007, a Biblioteca Ambulante ampliou de dois para três os dias das visitas. Uma das novidades é a leitura de histórias infantis nas escolas multisseriadas, além de literatura para empréstimo, que vem sendo realizada desde 1977.

Em 2008, a Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e a VisaNet assinaram um convênio para a revitalização da Biblioteca Ambulante, com a liberação de R$ 118 mil. Os recursos envolveram investimentos em literatura infantil de qualidade, um veículo próprio (Kombi adaptada para essa finalidade), oferecimento de oficinas de pesquisa escolar nas instituições atendidas e atividades de incentivo à leitura.

Em 2001, a Biblioteca Ambulante recebeu Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura), em 2013 foi finalista do Prêmio RBS de Educação, e em 2015 recebeu o Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura da Fundação Catarinense de Cultura.

Museu vai à escola

O programa Museu vai à escola, desenvolvido pelo Museu da Família Colonial, em parceria com a Biblioteca Ambulante, começou em 2007 com o objetivo de levar às escolas a importância da educação patrimonial, oportunizando a esse público o acesso ao conhecimento dos bens patrimoniais e culturais do município.

Além das escolas, a ação também chega ao Ancionato Lar Elsbeth Koehler que será contemplado com as atividades musicais sob o comando da Banda Municipal de Blumenau. O programa é coordenado pelo setor educativo do Museu da Família Colonial e executado pela mediadora Letícia Margarete da Costa. As atividades educativas têm como objetivo estimular a preservação e valorização histórica, por meio dos objetos pertencentes ao acervo do museu. Os temas trabalhados neste ano serão: Educação Patrimonial e preservação do acervo museológico; Primeiras escolas de Blumenau; Medicina na Colônia Blumenau; Energia elétrica – o antes e o depois; Beleza feminina e masculina; e Roupas infantis e a relação com o “ser criança”.

* Do portal da Prefeitura de Blumenau.

Temas relacionados:

X
17/02/2017