“Laranja” da campanha de Dilma confirma entrega de dinheiro em espécie a membros do PT

O motorista do grupo Focal – uma das gráficas que prestou serviço para a chapa que elegeu Dilma Rousseff em 2014 –, Jonathan Gomes Bastos, afirmou, em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ter “efetivado entregas de volumes de dinheiro em espécie” a integrantes do PT. De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo, a informação consta no despacho feito pelo ministro Herman Benjamin, relator do processo, motivado pelo PSDB, que apura abuso de poder político e econômico nas últimas eleições presidenciais.
“Segundo o depoimento, é possível que tais valores tenham relação com a campanha eleitoral de 2014, o que justifica, neste estrito limite, o aprofundamento da instrução probatória em relação a tal ponto”, escreveu o ministro no despacho.
Segundo o Estadão, o motorista entregou o dinheiro em espécie a pedido Carlos Cortegoso, apontado como proprietário da Focal – empresa da qual Bastos já havia informado em seu primeiro depoimento que era “laranja”. Com o novo fato, o ministro determinou um prazo de 48 horas para que as companhias áreas GOL e TAM informem ao TSE as datas, horários e trechos das viagens realizadas por Bastos entre janeiro e dezembro de 2014. Alem disso, Cortegoso será intimado para depoimento.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.