Leonardo Martins segue no comando do ITV Pelotas: protagonismo da nova geração

ITV - 04/05/2021

Presidente de ITV mais jovem no Brasil, Leonardo Martins foi reconduzido ao comando do Instituto em Pelotas durante a convenção estadual do PSDB-RS, realizada no último sábado, 01/05. Ele reforçou que, embora bastante produtivo, seu clico na presidência municipal do ITV-Pelotas ainda não foi completado, muito, em função da pandemia. “Logo que assumimos o comando do ITV, no início de 2020, veio a pandemia, e além de termos alterado todo nosso plano de mandato, focamos apenas nas eleições municipais”, disse.

“Agora, em 2021, o objetivo será, além da formação político-partidária, aproximar o Instituto Teotônio Vilela dos anseios da nossa gente. Sei que não é tarefa fácil, mas também sei que quem não batalha não conquista, e que essa aproximação é algo possível de ser feito”, completou.

O fato de ser jovem, adverte Leonardo, não não interfere negativamente no trabalho realizado no ITV. Pelo contrário, confirma a força da nova geração de tucanos. “A nossa capacidade e a vontade de realizar não estão vinculadas à idade. Mais uma vez, comprovou-se o protagonismo da nova geração”.

Construção coletiva
O ITV pelotense teve atuação importante e reconhecida em 2020, com a realização lives e debates importantes, campanha de conscientização no combate à pandemia e encontros virtuais de formação. “Sou fundador do ITV e talvez o maior orgulho seja saber que tudo o que conquistamos juntos foi construído tijolinho por tijolinho”, diz Leonardo.

Presidente do PSDB-Mulher e ex-governadora do RS, Yeda Crusius; Leonardo e o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo

O jovem líder do Instituto também foi pioneiro em implantar a paridade no sistema interno partidário no país e proporcionar espaço a todos os segmentos na sua Executiva. O ITV Pelotas é composto em 50% pelo PSDB-Mulher, 40% pela Juventude do PSDB e 30% pelo Tucanafro. “O fortalecimento da democracia passa pela representatividade”, completa Leonardo.

Representatividade
“Além de tudo, buscamos construir um secretariado com muito respeito, unindo juventude com experiência, representatividade com capacidade técnica e buscando comprovar na prática que não existe nova ou velha política, existe a boa política, e é com o exercício desta que devemos ter compromisso, é isso que a população espera de todos que decidem entrar para a política”, diz ele.

Leonardo cita alguns exemplos da representatividade na direção do ITV Pelotas: o Presidente de Honra é o Professor Marasco, pai do governador Eduardo Leite, fundador e ex-presidente do PSDB e primeiro candidato tucano à prefeitura de Pelotas, em 1988. A vice-presidente Liliane é uma mulher com atuação diversa, sendo presidente do Tucanafro, vice-presidente estadual do PSDB-Mulher RS e secretária do partido.

Durante sessão na Câmara, Leonardo Martins e o então deputado Bruno Araújo

“E eu, com 17 anos, sou o presidente mais jovem do ITV no país, e nunca antes, em nenhuma instância, um “guri de 17 anos” havia assumido o comando do grande e reconhecido instituto do PSDB. Ao mesmo tempo que nunca antes um ITV foi democratizado através da representatividade dos segmentos. Então, é um somatório de micro-revoluções e quebra de paradigmas que contribuem com a construção de uma política melhor, afirmou.

Time de primeira
Leonardo Martins ressalta ainda o orgulho que tem do “time de primeira” montado para conduzir o ITV Pelotas. “Tenho também a consciência tranquila por estar buscando fazer a minha parte e convicção de que, com pequenas atitudes, nós podemos mudar as nossas cidades, o nosso estado, a política de modo geral, e porque não o país?!”

“Muito ainda precisa ser conquistado, mas estamos no rumo certo e unidos. Sabemos que iremos seguir em frente. Desde a Revolução Farroupilha aqui no Rio Grande, o gaúcho sabe a força que tem a nossa união. Tudo se resume em gratidão”, conclui.


X
04/05/2021