Lobbe Neto convida estudantes para 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Autor do projeto de resolução que criou o Parlamento Jovem Brasileiro, em 2003, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) incentiva os estudantes a participarem da 14ª edição do programa, que possibilita que alunos do ensino médio de todo o Brasil atuem como deputados e vivenciem o processo legislativo. Realizado anualmente na Câmara dos Deputados, em Brasília, o programa seleciona 78 estudantes que encaminharem à Casa um projeto de lei de autoria própria, selecionados por uma comissão especial. Eles terão direito a uma jornada de uma semana na Câmara, com todas as despesas pagas pela instituição.
Lobbe Neto ressalta que a experiência é importante para construir nos jovens um olhar mais crítico e cidadão sobre a realidade.
“É uma oportunidade muito importante para exercer a cidadania e a participação aqui na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, e em Brasília, nossa capital federal. O conhecimento interno da Câmara, como se aprova uma lei, isso é muito importante para a nossa juventude brasileira.”
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. A ideia, segundo Lobbe Neto, foi trazida de uma modelo semelhante feito na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao longo dos últimos anos, o Parlamento Jovem já contou com a participação de mais de 900 estudantes. O deputado relata de que forma o projeto transforma o futuro das cidades e dos jovens que participam dessa experiência.
“Eu conversei com vários jovens que participaram de outras edições, hoje muitos já formados, jornalistas, advogados e de outras profissões, e vieram para cá trazendo novas sugestões para a juventude brasileira. Por isso é importante incentivar para que jovens possam se tornar novas lideranças em nosso país, para que possam ser vereadores, deputados e prefeitos, ou ter outras profissões, mas pessoas que possam trabalhar pelo bem comum e pela nossa nação.”
As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro vão até o dia 09 de junho, e a jornada parlamentar ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro. Para mais informações, basta acessar o regulamento do programa no site da Câmara dos Deputados.