Lula na ONU nos faz passar vergonha. De novo!

Notas Oficiais - 27/09/2024
UN Photo/Loey Felipe

Para quem achava que o Brasil ia deixar de passar vergonha na diplomacia mundial, o governo Lula veio mostrar que o fundo desse poço tem um alçapão.

O discurso do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU deste ano fez o Brasil passar uma vergonha atrás da outra.

Nosso presidente defendeu a reforma da ONU argumentando que nunca uma mulher foi secretária-geral. Se esqueceu, ou não quis lembrar, que nunca uma mulher foi ministra das Relações Exteriores do Brasil mesmo o PT tendo sido governo por aqui já por mais de 15 anos.

Lula criticou a falta de empenho mundial no combate às mudanças climáticas. Se esqueceu, ou fingiu não ver, que o Brasil está em chamas, estamos em risco de ver a extinção de biomas importantes para nossa biodiversidade, e que o governo dele até agora pouco ou nada fez.

Em seu discurso, o presidente voltou a criticar a guerra no Oriente Médio atribuindo a responsabilidade única e exclusivamente a Israel, fazendo de conta de que não há terrorismo do outro lado. Se é verdade a violência por lá passou dos limites e é momento de um cessar-fogo para que a diplomacia atue pelo fim da escalada de violência, também é verdade que não é atribuindo a responsabilidade a apenas um lado que o conflito será equacionado.

O presidente achou por bem tratar da invasão da Ucrânia pela Rússia, uma guerra que passou da hora de acabar, mas se esqueceu de falar que o próprio Brasil vive uma guerra urbana fruto do domínio do crime organizado e que seu governo não tem ações concretas e eficazes para combater o problema e dar conforto e segurança aos brasileiros em suas próprias cidades.

Lula ainda reclamou das sanções a Cuba, mas não abriu a boca para falar do fim da democracia na Venezuela. Mais uma vez, demonstrou que prefere ditadores a democratas. É um governo de um partido amigo de ditaduras.

Em Nova York, o governo ainda pediu às agências de risco que elevem a nota do Brasil, buscando atrair investimentos, enquanto por aqui reinventa as pedaladas fiscais para maquiar as contas de seu próprio governo.

Não bastasse, a comitiva brasileira em Nova York passa de cem pessoas, um gasto que beira o milhão de reais. É muita gente passeando e muito dinheiro do povo sendo gasto para nos fazer passar tanta vergonha.

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB.

Temas relacionados:

X
27/09/2024