Lula vira réu na Lava Jato por tentativa de obstrução à Justiça
Na visão do deputado federal Izalci Lucas, a denúncia faz com que a prisão do ex-presidente vire uma “questão de tempo”
Uma decisão do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, transformou em réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por tentativa de obstrução à Justiça ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras. A decisão acata uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal e torna Lula réu da Operação Lava Jato pela primeira vez.
Como destaca matéria do portal G1, além do petista, o ex-senador Delcídio Amaral e seu ex-chefe de gabinete Diogo Ferreira, o banqueiro Andre Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai também viraram réus pelo mesmo motivo.
Na visão do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), a denúncia faz com que a prisão do ex-presidente vire uma “questão de tempo”.
“Na prática, isso tudo [tentativa de obstruir a Justiça] já era público e notório. O que estava faltando realmente era alguém tomar alguma providência. Mas, evidentemente, ainda tem outros episódios que serão levantados, não só essa questão do Cerveró como a questão do sítio [de Atibaia] ou do apartamento [do Guarujá]. Está demorando muito para o Lula ir para a cadeia. Acho que já tem provas e elementos suficientes para prendê-lo”, analisou o tucano.
O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) comentou o episódio em seu perfil nas redes sociais. “Lula está colhendo tudo o que plantou ao longo de muitos anos!”, disse o parlamentar em mensagem divulgada no Twitter.
Ainda segundo o G1, o Ministério Público informou que o sigilo do caso impede a divulgação de detalhes sobre o aditamento da denúncia. O MP destacou, entretanto, que o procurador já pediu o fim do sigilo.
Clique aqui para ler a matéria do G1.