Márcia defende valorização do servidor e apresenta propostas para Saúde em Natal

Saúde - 09/09/2016

Márcia Maia Debate Sindsaude FOTO ass“A Saúde de Natal está na UTI e o atual gestor não se preocupa em encontrar uma solução real”. A declaração é da socióloga e candidata à prefeitura do Natal, Márcia Maia (PSDB-RN), que participou nesta sexta-feira (9) de um debate entre candidatos realizado pela direção do Sindsaúde, na sede do Sinpol, na Cidade Alta. O atual prefeito, Carlos Eduardo Alves, não compareceu e sequer justificou a ausência.

Márcia falou sobre as diversas visitas que têm feito nas unidades de saúde do município, oportunidade em que tem conversado com servidores, usuários do sistema e também observado a falta de estrutura e de profissionais para a prestação do serviço à população, além de ter encontrado unidades fechadas durante visitas aos bairros da cidade. “Falta prioridade do gestor municipal. Se ele estivesse preocupado com a saúde do município e com o servidor, estaria aqui neste debate. É preciso debater o tema com quem mais entende: o servidor que está na linha de frente e a população que precisa do servidor. É assim que deve ser. Hoje o servidor está escanteado, recebendo salário atrasado e sem qualquer diálogo com o gestor”, destacou a tucana, que exaltou a importância do servidor para o funcionamento da gestão.

Atualmente, a crise é profunda quanto aos recursos humanos na saúde de Natal. O déficit de servidores da categoria é superior a 4 mil. Com dois processos de contratação temporária e um concurso anulado, 31,2% dos profissionais da saúde de Natal é formada por contratos temporários e terceirizados. Enquanto isso, a cidade possui um orçamento previsto para 2016 de R$ 2,2 bilhões.

A candidata relatou a sua postura de diálogo, como deputada estadual, com diversas categorias do serviço público, como policiais civis, militares, servidores do ITEP, agentes penitenciários, dentre outros segmentos. “O diálogo é uma tônica da minha vida pública. Quanto ao servidor, ele precisa ser valorizado, porque é a partir dele que a gestão pode avançar e o serviço pode ser bem oferecido à população. É assim na Assembleia, na campanha e será assim na minha futura gestão na Prefeitura, afirmou.

Márcia destacou a necessidade de investimento na saúde preventiva, em programas como o Saúde na Escola e a inserção de um pediatra nas equipes do Programa Saúde da Família. Além disso, a candidata estabeleceu como meta a reestruturação das unidades de saúde dos bairros – garantindo médicos e medicamentes –, além da criação de um centro de cardiologia e laboratório próprio do município para a realização de exames. “Hoje, quem trabalha a prevenção gasta melhor o dinheiro público. Por outro lado, é preciso garantir a assistência a quem precisa e, por isso, vamos investir na melhoria dos serviços prestados à população. Com uma gestão moderna e eficiente, vamos aperfeiçoar o gasto público para que se transforme em benefício para a sociedade.”

*Da Assessoria de Imprensa da candidata Márcia Maia

X
09/09/2016