Marconi visita colégio no Dia Nacional da Família na Escola
A terceira edição do Dia Nacional da Família na Escola acontecerá no próximo dia 4 de junho. Em Goiás, o tema será “A paz é a gente que faz“. Dentro dessa perspectiva, a Secretaria Estadual da Educação está sugerindo a toda a comunidade escolar o uso de roupas brancas nesse dia e a realização de atividades que desenvolvam melhor a proposta de reflexão sobre o tema proposto, como a confecção de cartazes, faixas, murais, projetos, palestras, pinturas em muros, exposição de trabalhos, teatro, gincanas, culto ecumênico, corais, danças, esportes, poesias, lanches comunitários, vídeos, músicas e outras ações que viabilizem a construção coletiva da paz.
Neste Dia Nacional da Família na Escola o governador Marconi Perillo e a secretária da Educação, Eliana França, visitarão, às 8 horas, o Colégio Estadual Balneário Meia Ponte, onde está sendo desenvolvido o projeto Rádio Escola. O projeto utiliza o rádio como instrumento de aprendizagem e de inserção de novas tecnologias nas escolas públicas goianas e 104 aparelhos de rádio já foram distribuídos às unidades. Esse colégio, que já possui laboratório de informática, será o primeiro da rede estadual a ter acesso à internet. A primeira conexão será feita na presença do governador e da secretária.
O Ministério da Educação e a SEE desde o ano 2000 buscam a participação efetiva da família na escola. Pesquisas mostram que a participação dos pais na vida escolar de seus filhos é fator determinante no processo de aprendizagem e conseqüentemente na melhoria das relações interpessoais. A secretaria vem promovendo atividades que visam despertar nos educandos o interesse por projetos que trazem benefícios de forma direta ou indireta a toda a sociedade, como por exemplo o projeto ambiental, que está sendo implementado em várias escolas sob a orientação de professores de diversas disciplinas, devidamente capacitados pela Coordenação de Educação Ambiental da secretaria.
Para o órgão, o resultado disso é muito positivo, por meio das discussões que envolvem a preservação do meio ambiente, o respeito à natureza e à vida, cuidados de higiene e saúde e paz na escola, consegue-se sensibilizar e educar simultaneamente. Durante a solenidade de recebimento do Certificado de Escola Ambiental, um aluno de Inhumas disse que “depois dessa experiência passamos a encarar o colega como um companheiro, e não um rival“.