Marqueteiro do PT confirma que Dilma sabia e autorizou caixa dois em sua campanha
Declarações de João Santana foram feitas na proposta de delação premiada à Procuradoria-Geral da República
O marqueteiro do PT, João Santana, e sua mulher Mônica Moura confirmaram que a presidente afastada Dilma Rousseff não só sabia da existência do caixa dois em sua campanha eleitoral de 2010 como autorizou as operações ilegais. As declarações foram feitas na proposta de delação premiada à Procuradoria-Geral da República.
De acordo com matéria da revista Veja desta semana, o casal relatou que a petista conhecia os detalhes do custo real da campanha e o valor que era declarado oficialmente. Segundo eles, parte dos recursos do caixa dois – vindos de propinas avalizadas por Dilma de empresas envolvidas no petrolão – foi usada, inclusive, para pagar despesas pessoais da presidente afastada. Os documentos serão apresentados por Santana, segundo a revista.
Desde que o marqueteiro e sua mulher resolveram, há duas semanas, admitir ter recebido dinheiro pelo caixa dois na campanha presidencial de 2010, Dilma já apresentou pelo menos duas versões insistindo no discurso de que não é sua responsabilidade. Primeiro, ela disse: “Não autorizei pagamento de caixa dois a ninguém. (…) Se houve, não foi com meu conhecimento”. No entanto, cinco dias depois, Dilma culpou o PT. “Minha campanha não tem a menor responsabilidade sobre em que condições pagou-se dívida remanescente da campanha de 2010. (…) Ele (João Santana) tratou essa questão com a tesouraria do PT”.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.