Mato Grosso do Sul terá safra recorde na produção de soja graças à inovação e tecnologia

Imprensa - 20/01/2017

Colheita de SojaBrasília (DF) – A inovação e tecnologia empreendidas em um trabalho feito por pesquisadores da Fundação MS vão colaborar para que o Mato Grosso do Sul tenha uma safra recorde na produção de soja de 2016 e 2017. Durante abertura de um dos maiores eventos de agronegócio no estado, o Showtec, nesta quinta-feira (19), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que o agronegócio, aliado à industrialização, são importantes instrumentos para reverter a crise econômica brasileira.

“Nós vivemos a pior crise dos últimos 100 anos do Brasil e a produção do agronegócio, principalmente da agricultura, cresceu 400% no país. Junto com a industrialização, essa união está avançando para sustentar a cadeia econômica brasileira”, afirmou. “Enquanto o Brasil estava em crise, a economia do estado foi a que mais gerou empregos no último ano e cabe ao governo fazer programas que estruturem o crescimento para o setor”, acrescentou.

As informações são de reportagem publicada pelo portal Campo Grande News. No evento, o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto, elogiou o trabalho dos pesquisadores da Fundação MS e ressaltou os benefícios que o aumento da produção trará para a economia do estado.

“O trabalho desenvolvido pela Fundação, e de pesquisadores em geral, traz desenvolvimento para o estado e para os cidadãos. A agricultura é responsável por 46% do valor da produção em Mato Grosso do Sul, e teremos safra recorde de 7,8 milhões de toneladas de soja graças ao trabalho de pesquisa que leva inovação ao produtor”, disse.

O presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, salientou que o Showtec é um importante evento para fomentar a relação entre produtores e a comunidade científica. “O crescimento do evento se dá graças ao comprometimento da comunidade científica, instituições de pesquisa e poder público e de todos os elos produtivos do Estado”, considerou.

Já o representante da Embrapa, Guilherme Rafi, constatou que o agronegócio é a locomotiva que move a economia do país. “Todo sucesso do agronegócio se deve à tecnologia e este é o momento de levar a tecnologia e o conhecimento para impulsionar o setor. O nosso grande desafio é como avançar com essas tecnologias com sustentabilidade, e o que apresentamos no Showtec tem como foco justamente o sustentável”, completou.

Leia AQUI a íntegra da reportagem do portal Campo Grande News.

X
20/01/2017