Mato Grosso promove ações para fortalecer intercâmbio comercial com a China

Como parte das ações, o governo de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira um Termo de Compromisso com o China Trade Center

Imprensa - 06/09/2016

China Trade-4004A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Fomento do estado de Mato Grosso iniciaram diversas ações destinadas à prospecção e atração de novos negócios entre o estado e parceiros comerciais do exterior. O 1º Mato Grosso World Show, promovido nesta segunda-feira (5) trouxe a Cuiabá representantes do governo chinês e do trade comercial do país asiático que vem ao estado conhecer empresas de diversos segmentos e fomentar novos negócios.

Durante encontro nesta segunda, no Palácio Paiaguás, equipe chinesa apresentou as principais demandas comerciais do país. O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, ressaltou a estratégia da administração estadual em reforçar e ampliar as relações comerciais com a China, especialmente com a abertura de um escritório de representação no país asiático.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, frisou que a demanda chinesa é crescente e que Mato Grosso tem um grande potencial para atender as necessidades chinesas, ampliando o comércio já existente – a exemplo do complexo soja – e abrindo outras frente como a exportação de pescado e de carne bovina.

Como parte das ações, o governo de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira um Termo de Compromisso com o China Trade Center, entidade credenciada pelo Ministério do Comércio da China a promover intercâmbio comercial e trabalhar a divulgação e prospecção de empresas para a Canton Fair, maior feira multissetorial do mundo realizada na cidade de Guangzhou, uma das maiores cidades da China e importante centro portuário do país. A feira é realizada em dois períodos anuais, abril e outubro, e dividida em três fases contemplando todos os segmentos industriais, comerciais e de serviços. Na última edição, a Canton Fair contou com 23 mil expositores, 57 mil estandes e 200 mil compradores estrangeiros. É considerada o termômetro do comércio exterior chinês e realizada desde 1957 pelo Ministério do Comércio da República Popular da China e está na 120ª edição.

O Termo de Compromisso firmado com o Governo de Mato Grosso também prevê o incremento no desenvolvimento tecnológico de empresas mato-grossenses com empresas e instituições chinesas.

Participaram da assinatura o governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk; presidente da MT Fomento, Mário Milton; Yu Yong, cônsul comercial do Consulado Chinês em São Paulo; Pan Faming, diretor geral do China Trade Center e Valeria Martinez, gerente de turismo do China Trade Center.

A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Até julho deste ano, o país registrou US$ 3,535 bilhões em importação de produtos brasileiros. O comércio com a China representa 37% na pauta de exportações de Mato Grosso, sendo a soja o principal produto comercializado.

*Do portal do governo de Mato Grosso

X
06/09/2016