Mercado espera novo corte nos juros esta semana

Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o boletim Focus indica que o mercado financeiro espera por cortes na taxa básica de juros (Selic) nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorrerão na terça e quarta-feira desta semana. A expectativa das instituições é que a redução seja de um ponto percentual. Especialistas explicam que a diminuição dos juros podem baratear o crédito e incentivar a produção e o consumo, fatores que podem influenciar a atividade econômica e ajudar o país a sair da crise.
O economista e deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) acredita que o cenário é favorável para a diminuição dos juros.
“Eu acredito que essa tendência de diminuição dos juros vai continuar. Vamos aguardar a decisão do Copom que, se ocorrer, certamente será benéfica para a economia, pois é o índice que define os investimentos que são feitos no Brasil”, afirmou.
Atualmente, a taxa básica de juros está em 11,25% ao ano. No entanto, o mercado financeiro espera que a Selic fique em 8,5% ao ano até o fim de 2017 e 2018. Marinho acrescenta que outros índices podem acompanhar essa tendência. Apesar de o boletim Focus sugerir que a inflação crescerá levemente, o tucano diz que o índice deve permanecer sob controle.
A taxa de juros tem sido utilizada pelo Banco Central como instrumento para conter principalmente a inflação. Os índices que foram divulgados recentemente mostram que a inflação não só está sob controle, como também abaixo da meta que foi estipulada.”
Após 11 reduções seguidas, o mercado financeiro ajustou levemente para cima a previsão de inflação, que ficou em 3,95%, abaixo do centro da meta, que é de 4,5%.