Ministro José Serra se reúne com novo secretário de Estado dos EUA
Brasília (DF) – Em um primeiro passo de aproximação com o governo norte-americano após a posse do presidente Donald Trump, o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), se reúne nesta quinta-feira (16) com o novo secretário de Estado americano, Rex Tillerson. O objetivo brasileiro é estabelecer uma pauta prioritária nas relações econômicas bilaterais, o que passaria pela derrubada de algumas barreiras não tarifárias, por exemplo. As informações são de reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico.
Em Bonn, na Alemanha, para participar de reunião dos chanceleres do G-20, Serra destacou que as expectativas para o encontro com o secretário de Estado americano, do qual também vai participar o embaixador brasileiro em Washington, Sérgio Amaral, são positivas. “Nossa expectativa é positiva, mas estamos conscientes que é apenas o começo de um começo com o novo governo”, disse o tucano.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil também pretende impulsionar com os EUA o retorno de negociações para um eventual acordo de uso da base de Alcântara, no Maranhão, onde o lançamento de foguetes utiliza 30% a menos de combustíveis do que em outras partes do mundo; e a cooperação para a prevenção e combate ao crime organizado e terrorismo, aos moldes do que foi feito durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Na Alemanha, Serra também deverá se encontrar com os chanceleres da China, Rússia, União Europeia, Vietnã e México, com a intenção de aproximar mais os mexicanos dos países do Mercosul.
Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal Valor Econômico.