Moro frustra defesa de Lula e afirma que investigações envolvendo nome do petista continuarão sob sua responsabilidade

Em seu despacho, juiz citou a hipótese de que Lula “seria o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras”

Imprensa - 16/08/2016

HK_Lula-e-Marisa-Leticia-encontro-mulheres-Santo-Andre-10-anos-lei-Maria-da-Penha_00315082016-850x498O juiz Sergio Moro recusou o pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou que as investigações envolvendo o nome do petista continuarão sob sua condução. Em um despacho de seis páginas, Moro citou a hipótese de que Lula “seria o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras”. As informações são de matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (16)

“A hipótese investigatória que levou à instauração dos inquéritos, de que o ex-presidente seria o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobras e que, nessa condição, teria recebido, dissimuladamente, vantagem indevida, define a competência deste Juízo, sendo a correção ou incorreção desta hipótese dependente das provas ainda em apuração nos inquéritos”, destacou o juiz em sua decisão.

O deputado federal Miguel Haddad (PSDB-SP) considerou como correta a decisão de manter as investigações envolvendo o nome de Lula nas mãos de Moro. Para o tucano, não existem motivos para que o processo seja transferido.

“Não há nenhuma razão para que isso [investigação em torno de Lula] não seja competência da Justiça Federal. Sob o aspecto jurídico e sob o aspecto técnico, o juiz Sergio Moro está absolutamente correto”, ressaltou Haddad. “Todos os dados, as delações e as suspeições nos levam a uma conclusão, que necessariamente vai ter que ser corroborada peça Justiça, de que o ex-presidente Lula sabia e foi beneficiado durante todo esse tempo”, acrescentou o parlamentar.

Culpa de Lula

Desde que foi levado de forma coercitiva para depor, o ex-presidente vem tentando de diferentes formas fazer com que as investigações envolvendo seu nome sejam retiradas da competência do juiz Sergio Moro. Para Miguel Haddad, isto é uma demonstração de que Lula tem, de fato, culpa pelos crimes investigados pela Operação Lava Jato.

“O que nós sentimos é que ele teme muito que os processos dele sejam apreciados pelo juiz Sergio Moro, até em função das medidas que o juiz Moro tomou até agora, inclusive pelas sentenças proferidas, pelos encaminhamentos coercitivos, pelas prisões preventivas, tudo isso faz com que o ex-presidente Lula tenha uma preocupação maior. Agora, isso demonstra que ele tem, na verdade, culpa. O Sergio Moro tem investigado com profundidade e isso com certeza traz um pânico para aqueles que, de fato, estão envolvidos nesse processo de corrupção”, concluiu o deputado.

Clique aqui para ler a matéria do Estadão.

X
16/08/2016