Movimentos ligados à mobilidade urbana apontam propostas de João Leite como as melhores entre os candidatos de BH

Imprensa - 22/09/2016

a-640x427 joao leiteAs propostas de João Leite para a mobilidade urbana em Belo Horizonte foram as mais bem avaliadas entre as analisadas pelo projeto #D1 Passo, campanha construída por cidadãos de Belo Horizonte, voltada à mobilidade urbana sustentável. João obteve a maior pontuação entre os cinco primeiros candidatos apontados pelas pesquisas de intenção de voto para prefeito, ficando com 9 dos 11 pontos distribuídos.

“Essa é uma demonstração importante de que estamos construindo nosso Plano de Governo ouvindo a sociedade. A melhoria da mobilidade urbana está diretamente ligada à diminuição de carros nas ruas. Por isso, a reestruturação do sistema de ciclovias e ciclofaixas fazem parte dos nossos eixos estratégicos e do nosso objetivo de fazer de Belo Horizonte uma cidade melhor para as pessoas”, afirmou João.

Entre os quesitos avaliados pelo #D1 Passo estão as definições de metas para os transportes ativos (meios de transporte que usam a força do corpo, como bicicleta, patins e skates) e os transportes coletivos; a gestão e o uso de recursos para a mobilidade urbana e se as propostas dos Planos de Governo dos candidatos priorizam a participação social nesse tema.

A mobilidade urbana é um dos eixos estratégicos do Plano de Governo de João Leite, que tem o projeto BH Mobilidade, voltado à melhoria dos transportes públicos e alternativos. Entre as ações está o Conecta Bairros, que prevê a reordenação e ampliação de linhas entre bairros de uma mesma região; a implantação do Corredor de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); o Vou de Bike, uma reestruturação do sistema de ciclovias e ciclofaixas a partir da integração, readequação e expansão da malha atual e a criação de um Fundo Municipal para Mobilidade Urbana Sustentável para melhorias no transporte coletivo e transportes alternativos.

O #D1Passo é uma campanha apartidária, criada com o objetivo de priorizar a mobilidade urbana sustentável no debate eleitoral à Prefeitura de BH. Quatro movimentos/organizações idealizaram a campanha: BH em Ciclo, Bike Anjo BH, Movimento Nossa BH e Tarifa Zero BH. O grupo analisou o conteúdo dos programas de governo de cada candidato e pontuou conforme critérios estabelecidos por ele, levando em conta a inclusão do tema mobilidade, ações a serem adotadas, metas e participação popular nas decisões.

*Do PSDB-MG

X
22/09/2016