MPF acusa Lula de ter participado “ativamente” do esquema criminoso na Petrobras

“Nunca tive dúvidas de que Lula era o grande responsável e estava inteiramente envolvido”, ressaltou o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PSDB-MG

Imprensa - 05/08/2016

Cerimônia de posse de novos Ministros de EstadoUma semana após virar réu na Operação Lava Jato por tentativa de obstrução à Justiça, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora é acusado de ter participado “ativamente do esquema criminoso na Petrobras”. É o que aponta uma manifestação de 70 páginas do Ministério Público Federal, que afirma que o petista “tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou”. De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo, é o mais contundente parecer já elaborado pelo órgão contra Lula.

O documento remonta ao episódio do mensalão, há onze anos, relembra a prisão de vários petistas e diretores da Petrobras indicados por Lula na época em que era presidente da República para afirmar não ser possível ao petista não saber da existência do “petrolão” – e de ter se beneficiado do esquema, inclusive, já fora da Presidência. O parecer do Ministério Público foi elaborado no dia 3 de agosto, mas se tornou público nesta sexta.

“Nunca tive dúvidas de que Lula era o grande responsável e estava inteiramente envolvido, participando e idealizando todo esse esquema criminoso que tanto prejuízo trouxe ao país. No início de 2015, eu já defendia que o ex-presidente e o seu filho Lulinha e todos sobre os quais pairassem qualquer suspeita de enriquecimento ilícito tinham que ser investigados e não podiam estar acima da lei”, ressaltou o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PSDB-MG.

Para o tucano, a punição tem que vir para Lula e todos, independentemente de partido, que tenham envolvimento com a corrupção. “Naquela época [em 2015, no âmbito da CPI da Petrobras na Câmara], eles ainda estavam todos alvoraçados, se sentindo acima do bem e do mal. Sempre desconfiei, denunciei e cobrei investigação. Agora, o Brasil inteiro sabe que o Lula está envolvido, é o chefe dessa quadrilha e, inclusive, envolveu seus filhos no enriquecimento ilícito, na roubalheira, na corrupção”, disse o parlamentar.

Segundo Domingos Sávio, o próprio Lula já percebe que não poderá mais continuar “enganando e mentindo” ao povo brasileiro. “Ele partiu para ações desesperadas, como pedir socorro à ONU. Isso é ridículo, vivemos num país em que as instituições estão funcionando. O Lula está tendo por parte das instituições tolerância em excesso, porque as acusações contra ele já vêm há muito tempo e, no meu entendimento, era para já estar atrás das grades.”

O deputado federal Silvio Torres (SP), secretário-geral do PSDB, acredita que Lula e o PT montaram uma estratégia para permanecer no poder e isso incluía, inclusive, praticar os crimes de corrupção – como o esquema montado na Petrobras. “Deduz que o maior beneficiário, o chefe de todos é o Lula, isso não aconteceria sem que ele estivesse algum conhecimento de como os tesoureiros do PT e outros do partido estariam se comportando. Eu acho que eles não teriam coragem de fazer tudo isso sem uma autorização de cima”, destacou o tucano.

Parecer

Segundo o Estadão, o documento de 3 de agosto, subscrito por quatro procuradores da República que compõem a força-tarefa da Lava Jato, é uma resposta à ofensiva da defesa de Lula que alega parcialidade do juiz Sérgio Moro para conduzir as investigações contra o ex-presidente. Na peça, os procuradores Julio Carlos Motta Noronha, Roberson Henrique Pozzobon, Jerusa Burmann Viecili e Athayde Ribeiro Costa afirmam que há fortes indícios de envolvimento do petista no “petrolão” instalado na Petrobras entre 2004 e 2014 – e de que Lula seja o verdadeiro proprietário do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, e do tríplex , no Guarujá, ambos em São Paulo. Além disso, está na mira das investigações a LILS, empresa de palestras do ex-presidente.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
05/08/2016