Na busca pela reeleição, Nilson Pinto tem como principal meta melhorias na educação

Nilson Pinto, deputado federal (PSDB-PA), é geólogo, formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1973. Obteve o título de mestre em geoquímica em 1977 pela mesma universidade e em 1980 conquistou doutorado em geociências pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, na República Federal da Alemanha.
O deputado é professor aposentado da UFPA, foi pró-reitor de extensão de 1985 a 1989, e reitor da universidade de 1989 a 1993. Durante sua carreira acadêmica publicou diversos artigos científicos, além de livros, e coordenou o processo de interiorização da UFPA.
História política
Sua trajetória política teve início como secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará de 1995 a 1998. Foi também secretário especial e Promoção Social do Pará entre 2001 e 2002. Já em 2011 foi secretário de Educação do Pará e, no ano seguinte, tornou-se novamente secretário especial de estado de Promoção Social no Pará.
Durante sua carreira no governo paraense, Nilson Pinto trabalhou na implantação do sistema de escolas de trabalho e produção do Estado do Pará, na elaboração da Lei Ambiental do Estado do Pará e na criação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e do Fundo Estadual do Meio Ambiente.
O tucano filiou-se ao PSDB em 1997 e se elegeu deputado federal pela primeira vez em 1998. Foi reeleito em 2002, 2006, 2010 e em 2014.
Na Câmara dos Deputados, Nilson Pinto atua com prioridade na Comissão de Educação. Também atua na Comissão de Meio Ambiente, da qual foi presidente, e na Comissão de Ciência e Tecnologia. O deputado é membro e ex-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha, que tem por objetivo fortalecer as relações parlamentares entre esses dois países.
É autor do Projeto de Lei de Conversão 13/2004 (PLV), que dispõe sobre a criação do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), unidade de pesquisa integrante da estrutura básica do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Além disso, foi autor do Requerimento de Audiência Pública (REQ) sobre o vazamento de resíduos tóxicos por mineradora da Noruega em rio no Pará e do Requerimento para discutir a situação dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas e seus orçamentos, com a participação de representantes do ministério da Defesa e dos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão