Na mira da Justiça: Lula e seu filho são denunciados novamente pelo MPF, dessa vez na Zelotes
Petista teria usado sua influência para interferir em contratações do governo federal quando já não era mais presidente
Brasília (DF) – Réu na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado mais uma vez pelo Ministério Público Federal de Brasília (MPF-DF), dessa vez pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes. Outras três pessoas também foram indiciadas – entre elas, um dos filhos do ex-presidente, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva.
As informações são de reportagem publicada nesta sexta-feira (9) pelo portal G1. O Ministério Público acusa Lula ter usado de sua influência para interferir em contratações do governo federal no período em que já não era mais presidente. Entre as negociações mencionadas, estão a compra de 36 caças do modelo Gripen e a prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos, por meio da edição de Medidas Provisórias (MPs). Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando a petista Dilma Rousseff já era presidente da República.
Já o filho de Lula, Luís Cláudio, é acusado de ter recebido ao menos R$ 2,5 milhões dos empresários Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, também denunciados pelo MPF-DF. Os repasses teriam sido feitos como contrapartida à atuação de Lula a favor da empresa dos investigados, a Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M), que tinha como clientes as empresas automotivas beneficiadas pelas MPs aprovadas pelo governo.
Leia AQUI a íntegra da reportagem do portal G1.