No Pará, plataforma digital interativa estimula o aprendizado

Notícias - 24/04/2017

Brasília (DF) – Tecnologia e interatividade têm sido palavras-chave para a educação no Estado do Pará graças à Seduc Digital, plataforma de recursos da internet usada por professores e alunos para aprimorar o ensino. Os educadores têm à disposição diversas mídias, entre animações, jogos, infográficos, livros digitais, mapas e simuladores, para o planejamento de aulas mais atrativas em disciplinas como português, matemática, artes, física e química. O sucesso da plataforma se reflete no número de acessos: só em 2016, foram 183,8 mil. Neste ano, até o último dia 14, 25,5 mil usuários já tinham acessado a Seduc Digital.

Na plataforma, professores, diretores de escola e coordenadores pedagógicos têm acesso a conteúdos que abrangem da educação infantil ao 3º ano do ensino médio. Também existem mídias voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à Educação Especial, com aulas em libras. Todo o conteúdo é adaptável, e também pode ser criado com a colaboração dos próprios alunos.

Por meio da Seduc Digital, os professores também podem ser aprimorar. Em um curso à distância, quatro módulos com um total de 40 horas de atividades, os educadores recebem dicas de como aproveitar melhor as funcionalidades da plataforma, incorporando-as em suas aulas. Para ter acesso à plataforma, o professor só precisa se cadastrar no site (www.seducdigital.pa.gov.br).

Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Secretaria de Educação do estado (Seduc-PA), Denise Mesquita explicou que a Seduc Digital integra o Pacto pela Educação do Pará, iniciativa da gestão do governador Simão Jatene (PSDB) que tem como principais objetivos melhorar o desempenho dos estudantes do estado, diminuir a evasão escolar, capacitar profissionais e utilizar tecnologias da informação para aprimorar o ensino.

“A expectativa é que toda a rede pública estadual de ensino intensifique o uso da plataforma como suporte para suas práticas pedagógicas, através de ferramentas em sintonia com o novo perfil da sociedade contemporânea. Para isso contamos com a parceria da comunidade escolar, pois a simples introdução da tecnologia não muda a metodologia. Quem fará a diferença é professor e aluno na utilização, no seu dia a dia”, disse.

No último dia 17, a plataforma ganhou um reforço: foi lançada a Seduc Digital 2.0, que adicionou por volta de 7 mil novos conteúdos ao catálogo. A nova versão, de acordo com um dos coordenadores da plataforma, Rafael Herdy, é mais fácil de acessar, rápida e ilimitada, e inclui até mesmo aplicativos móveis.

“A praticidade é significativa. O aluno pode acessar de casa ou na escola e até do celular. Pode ser usada 365 dias do ano. Nós ainda não estamos atendendo todas as disciplinas, mas ainda este ano pretendemos aumentar em mais 20%”, completou Herdy.

* Com informações da Secretaria de Educação do Pará.

Temas relacionados:

X
24/04/2017