Novo limite para compra de imóveis com o FGTS começou a valer a partir desta segunda

Imprensa - 20/02/2017

mercado imobiliário FOTO EBC antonio_cruz_casa_popularA partir desta segunda-feira (20), começou a valer o novo limite de compra de imóveis com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. A resolução é do Conselho Monetário Nacional, que determinou que até o dia 31 de dezembro deste ano, os mutuários poderão financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, utilizando recursos do fundo garantidor. Para o deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA), a liberação do FGTS traz um alívio para o bolso do brasileiro diante da recessão econômica.

“Essa iniciativa é extremamente importante por várias razões. Primeiro, porque dá uma destinação nobre para o FGTS que está retido e, na verdade, é direito do trabalhador e precisa ser aplicado. Segundo, porque mexe com a economia. Dinamiza a economia num momento em que nós precisamos encontrar meios para gerar empregos”, disse.

O novo teto de R$ 1,5 milhão valerá para todas as regiões do país. Em nota, o Ministério do Planejamento informou que a medida ampliará o acesso da população às taxas de juros mais baratas, além de possibilitar a movimentação dos recursos das contas vinculadas do FGTS para o pagamento dessas prestações. O deputado Nilson Pinto afirma que as últimas medidas econômicas implantadas no país têm surtido efeito positivo, após anos de desgaste com o governo do PT.

“Essas são as medidas estruturantes. As medidas que envolvem reformas profundas, envolvem reformas estruturais: reforma da previdência, reforma trabalhista, reforma tributária – que também está em discussão. São medidas para colocar o país definitivamente nos eixos e no rumo que estava, e que se perdeu com o tempo na gestão do PT”, disse.

Os financiamentos pelo Sistema Financeiro de Habitação cobram juros menores que os demais financiamentos do mercado, que são de até 12% ao ano. Acima desses valores, valem as normas do Sistema Financeiro Imobiliário, com taxas mais altas e definidas livremente.

X
20/02/2017