“O desafio é compreender a sociedade e traduzir em política”, diz Marchezan

Notícias - 24/08/2017
Marchezan: poder público deve servir à populaçãoNelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), destacou, nesta quinta-feira (24), a necessidade de atualizar o Estatuto interno do PSDB para aproximar o texto dos anseios e necessidades da sociedade. Marchezan ressaltou ainda que o momento é de mudança e a comunicação deve ser franca e objetiva. Para ele, o desafio dos tucanos é compreender os desejos dos cidadãos e traduzi-los em ações políticas.

“Este é o grande desafio do partido e dos homens públicos: representar no seu dia a dia, na sua votação no Congresso, nas Câmaras e Assembleias, o desejo e os interesses públicos, que ficaram durante muito tempo atrás dos interesses partidários e dos interesses das populações. O PSDB está nesse caminho”, ressaltou.

O prefeito participou da reunião, em Brasília, com o presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o secretário-geral da legenda, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), e os presidentes dos 27 diretórios estaduais do PSDB e seus respectivos vice-presidentes.

Comunicação

“É preciso uma comunicação franca, simples, objetiva e verdadeira com seus eleitores. É um grande momento que a gente passa. E a gente precisa referendar isso no nosso Estatuto”, afirmou o prefeito.

O tucano que é preciso atender às demandas dos eleitores. “A sociedade mudou, os eleitores mudaram e a coisa pública tem de mudar e a forma de mudar é fazendo política. O caminho que o PSDB escolheu é estar mais de acordo com os interesses dos brasileiros”, disse ele.

Marchezan lembrou que houve uma renovação dos quadros do PSDB na Câmara e também nas prefeituras. “Nas últimas eleições, [foram eleitos] prefeitos com uma mentalidade diferente, com uma relação diferente com a sociedade, que conseguem expressar o desejo de mudança”, afirmou ele.

Otimismo

Para Marchezan, a tendência é de o PSDB ser vitorioso nas eleições de 2018, assim como ocorreu nas municipais de 2016. “O PSDB vive um grande momento. Nós saímos das eleições municipais, sendo o partido que obteve maior vitória em todos os estados e em nível nacional, seja nas capitais, seja nos municípios, seja pelo número de municípios, eleitores e votos”, afirmou.

 

Em seguida, o tucano foi confiante ao afirmar que: “O PSDB foi o grande vitorioso, no ano passado, e terá também, no cenário que se apresenta, uma grande vitória no ano que vem”.

Ao ser questionado sobre o momento político e a participação do PSDB, o tucano disse que é uma fase. “Este momento é de transição entre duas grandes batalhas. Nós somos aqueles que representamos e que conseguimos demonstrar os anseios dos brasileiros por uma mudança na nossa forma de administrar a coisa pública”, sintetizou.

Reunião
Durante a reunião foi discutida a modernização da base partidária e atualização do estatuto da legenda. Pela resolução CEN-PSDB nº 009/2017, a convenção nacional do PSDB, que vai definir uma nova Executiva para o partido, será realizada no dia 09 de dezembro.

Para as convenções estaduais, a data determinada é o dia 11 de novembro. Já as convenções zonais e municipais, para os municípios com menos de 500 mil eleitores, deverão ocorrer entre os dias 1º e 08 de outubro.

As convenções municipais em cidades, com mais 500 mil eleitores, devem ser realizadas entre 06 e 15 de outubro.


X
24/08/2017