Obras do metrô de Goiânia devem começar em abril de 2003
As obras para implantação do metrô de Goiânia devem começar em abril de 2003. A garantia foi dada hoje pelo secretário de Infra-Estrutura, Carlos Maranhão, responsável pela elaboração do projeto submetido ao Banco Mundial, que vai financiar a quase totalidade do empreendimento, em torno de US$ 380 milhões. Segundo ele, em outubro próximo já haverá condições técnicas para lançamento do edital de licitação internacional, cujo prazo para apresentação e abertura de propostas deve consumir em torno de quatro meses. Um mês será necessário para a assinatura dos contratos.
Carlos Maranhão reuniu a imprensa no auditório da secretaria hoje pela manhã, no que ele classificou de primeira audiência pública para debater o metrô de Goiânia. “Os formadores de opinião são os primeiros a tomar conhecimento do projeto, além dos técnicos do Banco Mundial e do governo federal, porque eles têm a responsabilidade de transmitir à comunidade os detalhes desse empreendimento que vai revolucionar o sistema de transporte de passageiros de Goiânia e Aparecida“, destacou o secretário.
Ele informou que os principais passos para construção do metrô já foram cumpridos e, a partir de agora, o banco deverá enviar missões técnicas que terão a responsabilidade de acompanhar a execução da obra em todas as suas etapas. Maranhão destacou que o mais importante já foi decidido pelo Banco Mundial, que foi a aceitação do projeto apresentado. “Dois relatórios terão que ser apresentados até o fim do mês de junho, quando virá nova missão do banco, relacionados com o impacto ambiental e garantia de que o metrô vai beneficiar a população pobre da periferia de Goiânia“.
Início
Carlos Maranhão disse que as obras serão iniciadas na Vila Brasília, próximo ao Terminal do Cruzeiro do Sul, em que a linha será aérea. No morro da Serrinha haverá um túnel, dando início à parte subterrânea do metrô até a estação que haverá ao lado do Terminal Rodoviário. Daí, a linha do metrô segue pelo sistema de vala, pelo leito central da Avenida Goiás Norte até o Jardim Curitiba.
O secretário explicou que o metrô vai integrar o atual sistema de transporte de passageiros através dos ônibus convencionais e alternativos. Estudos estão sendo feitos para que o passageiro possa pegar o ônibus e interligar com o metrô com o mesmo bilhete, inclusive para reduzir o preço da passagem. Segundo ele, a reformulação geral pela qual o sistema de transporte de passageiros está passando, e que começa a ser implantado no próximo dia 31, insere também o metrô de Goiânia. “Como o metrô só deverá começar a operar dentro de quatro a cinco anos, é necessário que o governo, nesse intervalo, tome providências para melhorar o transporte de passageiros, o que já está sendo feito com o apoio das prefeituras de Goiânia e de Aparecida“.
Maranhão antecipou que a idéia do governo estadual, em acordo com a União, será transferir para a iniciativa privada, pelo sistema de concessão, a operação do metrô. “A idéia é ter um sócio privado que traga dinheiro para investir no metrô, até mesmo para completar o capital necessário nos investimentos, em torno de 25% do custo total da obra“.
O secretário adiantou que, de concreto, para a execução do metrô já existe a autorização dada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, via Cofiex, para tomada do empréstimo no exterior no valor de US$ 155 milhões do Banco Mundial; R$ 13,5 milhões inseridos no Orçamento da União de 2002 para a obra; uma proposta do Executivo Federal para o orçamento da União de 2003, no valor de R$ 40 milhões; e o desejo e a vontade do governo estadual de usar recursos da privatização da Celg para aporte do capital do Estado para a construção do metrô.