Obras paradas serão tema de debates na CTFC, anuncia Rodrigo Cunha

O senador Rodrigo Cunha (AL) anunciou que o Senado terá um ciclo de debates para identificar o motivo da paralisação de obras públicas. O ciclo se dará no âmbito da Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).
“Há algo que eu tenho certeza absoluta de que é tão danosa quanto a corrupção: a má utilização dos recursos públicos”, afirmou o senador.
Ele apresentou com exemplo a situação das creches. Segundo ele, cerca de 1.700 creches enfrentam esse problema, sendo que 623 obras nem sequer foram iniciadas e mais de 800 estão com a entrega atrasada. Ele lamentou a situação do estado de Alagoas, que tem os piores indicadores sociais e cuja população espera a conclusão das creches prometidas pelo poder público.
“O problema pode estar onde? Pode estar na mudança de prefeito, pode estar na falta da prestação de contas. Às vezes até na própria impugnação de algum edital. Vamos chamar o Conselho Nacional de Justiça para tentar sensibilizá-los, para que verifiquem esses casos específicos e possam contribuir, dando celeridade aos processos, não deixando dois anos para uma decisão sair”, disse.
Para Rodrigo Cunha, a situação prejudica o orçamento familiar, uma vez que membros da família precisam deixar de trabalhar para cuidar da criança que não tem uma creche para ficar durante o dia.
“Quando a gente fala sobre creche, nós estamos falando aqui também sobre as mães. E qual é a situação das mães? Muitas mães não vão trabalhar, porque não têm com quem deixar seus filhos. E isso acaba perpetuando a própria pobreza, a própria miséria, pois isso aconteceu com ela, e o filho vai [acontecer isso] também”, afirmou o senador.
Da Agência Senado