Oposição convoca mais uma passeata por eleições antecipadas na Venezuela

Imprensa - 19/01/2017

marchavenezuela-telesur-foto-ebcA oposição venezuelana convocou mais uma passeata para exigir a antecipação das eleições presidenciais, inicialmente previstas para dezembro de 2018, e retirar o presidente Nicolás Maduro do poder. Sob o regime ditatorial do aliado de primeira hora dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, a Venezuela vive um verdadeiro caos com restrições na compra de alimentos e falta de medicamentos e de produtos básicos, entre outros problemas.

De acordo com a Agência France Presse publicada no site da Agência Brasil desta quinta-feira (19), o anúncio foi feito pelo presidente do Parlamento, Julio Borges, durante passeata nesta terça (17) até o escritório da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Caracas. “A decisão tomada pelos movimentos sociais e políticos é que haverá passeata no dia 23 de janeiro, até o CNE [Conselho Nacional Eleitoral]”, anunciou Borges.

A data escolhida para o movimento é simbólica, segundo a Presse, já que 23 de janeiro marca a queda da ditadura militar de Marcos Pérez Jiménez. A oposição acusa o Poder Eleitoral de estar a serviço de Maduro e, por isso, ter suspendido em outubro o processo de referendo revogatório do mandato do presidente venezuelano e adiado para o primeiro semestre deste ano as eleições regionais previstas para dezembro de 2016.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
19/01/2017