Ouvir as demandas regionais é fundamental, dizem presidentes estaduais do PSDB

Notícias - 24/08/2017

Os presidentes dos diretórios estaduais do PSDB elogiaram a reunião desta quinta-feira (24), em Brasília, na qual discutiram a modernização da base partidária e atualização do estatuto da legenda. Para eles, é fundamental ouvir os representantes dos estados para assim para aproximar o partido da sociedade. Também destacaram a importância do debate em torno das falhas e dificuldades na tentativa de buscar soluções comuns. A reunião foi conduzida pelo presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), e pelo secretário-geral da legenda, deputado Sílvio Torres (SP).

O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, ressaltou que, apesar do momento delicado porque passa o país, a unidade é o guia da legenda, mesmo quando há divergências, pois o debate integra a história dos tucanos. “Nós temos em comum o compromisso com o país”, disse ele. “Nós verificamos aquilo que eu já sempre nos trouxe até aqui: o sentimento de unidade.”

Em seguida, Sávio acrescentou que o PSDB é um partido que prima pela democracia, por ser social democrata. “Ter unanimidade em tudo é próprio dos partidos comunistas que não aceitam opinião contrária. As divergências nos fortalecem porque possibilitam o debate”, afirmou.

A reunião também mereceu elogios do presidente do PSDB do Ceará, Luiz Pontes, para quem essa busca de sintonia da direção nacional com os diretórios estaduais é fundamental para que o partido atinja seus objetivos.

Eleições

O presidente do PSDB do Piauí, deputado estadual Marden Menezes, lembrou que é preciso estar preparado para enfrentar as eleições de 2018, o que impõe a todos a busca por estratégias adequadas e aproximação das questões regionais.

“[Adotar a ] estratégia correta para que a gente possa atender às expectativas da sociedade brasileira diante de um momento difícil, com uma crise política e social, sem precedentes, o PSDB terá um papel importante na construção da história do Brasil”, disse Marden.

O presidente do PSDB de Pernambuco, deputado estadual Antônio Moraes, destacou que é urgente a atualização do estatuto que rege o partido. “É fundamental a executiva nacional ouvir os diretórios estaduais. É fundamental que a gente possa em momento como este colocar as nossas dificuldades”, afirmou.

O presidente do PSDB do Amapá, Luiz Carlos Gomes dos Santos Júnior, afirmou que a reunião foi um “mergulho de volta para as nossas origens”. “Vamos restabelecer datas para reestruturar organicamente o nosso partido para, que em 2018, tenhamos uma militância mais ativa e mais moderna, mais antenada com esse novo pensamento, que será construído em torno do ideário tucano.”

Senadores

Na reunião, o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) destacou os esforços do partido na busca pelo consenso e por um projeto que leve esperança para todos os brasileiros. “O Brasil precisa do PSDB, que já demonstrou que é capaz de ajudar e modificar os rumos do país. Esperamos que isso volte a acontecer muito em breve”, disse.

Para o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), o caminho é unir a atualização do estatuto com a integração dos prefeitos e mais reuniões regionais. “Designamos o deputado Carlos Sampaio para fazer uma revisão do nosso Estatuto, e o prefeito de Porto Alegre (Nelson Marchezan) para fazer a integração de todos os prefeitos do PSDB no país”, afirmou.

Datas

Pela resolução, a convenção nacional do PSDB, que vai definir uma nova Executiva para o partido, será realizada no dia 09 de dezembro.

Para as convenções estaduais, a data determinada é o dia 11 de novembro. Já as  convenções zonais e municipais, para os municípios com menos de 500 mil eleitores, deverão ocorrer entre os dias 1º e 08 de outubro.

As convenções municipais em cidades, com mais 500 mil eleitores, devem ser realizadas entre 06 e 15 de outubro.

X
24/08/2017