Para as Nações Unidas, gestão mineira é exemplo a ser seguido
Durante solenidade de repactuação dos Objetivos do Milênio, embaixador Jorge Chediek destaca “iniciativa histórica” do Governo de Minas
Brasília – O modelo de administração pública de Minas Gerais é um “exemplo a ser seguido por diversas nações”, segundo afirmou o coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), embaixador Jorge Chediek. Durante solenidade de repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Chediek destacou o pioneirismo da gestão pública mineira.
“Hoje é um dia histórico paras as Nações Unidas. Durante anos, a missão da ONU foi promover os Objetivos do Milênio entre as nações para construir um mundo melhor. Hoje, o que vemos em Minas é que, pela primeira vez, metas ainda mais ousadas estão sendo estabelecidas. É o primeiro ente – entre estados, províncias e países – no mundo a assumir essa postura”, afirmou o representante da ONU.
Os Objetivos do Milênio foram traçados como um pacto global pelo bem-estar e pelo desenvolvimento, e concretizado por meio de um documento assinado em 2000 por 191 nações, entre elas o Brasil. As metas estabelecidas de melhoria dos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação tinham como base níveis estabelecidos em 1990 para serem alcançadas até 2015.
Para Jorge Chediek, estes resultados demonstram o empenho da gestão pública estadual. “Aos olhos das Nações Unidas, o Estado de Minas Gerais hoje é um exemplo bem sucedido para todos os países, de como é possível promover crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da população. São experiências a serem compartilhadas com outras nações”, enalteceu.
Esta semana, governador Antonio Anastasia assinou a repactuação dos ODM. Além de estabelecer metas mais ousadas, Minas Gerais incluiu um nono compromisso, que é mais segurança e tranquilidade para todos, com a adoção de ações visando à prevenção e ao combate à violência. Minas já conseguiu cumprir sete das oito metas pactuadas.
O representante do Pnud destacou, ainda, a importância, para as Nações Unidas, da parceria mantida com o Governo de Minas. “Esta é uma das experiências brasileiras que vamos compartilhar com outros países do mundo. Para as Nações Unidas tem sido um grande orgulho ter desenvolvido essa parceria com o Governo de Minas Gerais”, concluiu o embaixador Jorge Chediek.
Com informações da Agência Minas