Para conter epidemia, Rio Grande do Sul amplia restrições para o comércio

O Decreto Nº 55.154, publicado nesta quarta-feira (1º/4), restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais em todo o Rio Grande do Sul, em caráter excepcional e temporário para evitar a propagação do novo coronavírus. Além de detalhar as novas regras, o governador Eduardo Leite explicou o que embasou a decisão do governo:
“Observando que alguns municípios relaxariam as recomendações (de isolamento social), podendo aumentar o contágio sem que toda a estrutura de leitos e equipamentos hospitalares estivesse pronta para atendimento, optamos por garantir, neste momento, a não circulação de pessoas, especialmente no comércio, onde temos quase 70% dos empregos no RS e maior movimentação de funcionários e contato com diversas pessoas (clientes). Portanto, o comércio se torna um ponto importante de restrição”, explicou Leite.
O governador esclareceu porque houve exceções no decreto para a indústria e a construção civil, além dos serviços essenciais de saúde e alimentação, que já estavam permitidos a operar. “Há um menor número de pessoas e, portanto, menor perspectiva de contágio dentro dessas atividades, e, ainda, porque a maior parte das indústrias já está excepcionalizada, porque são essenciais para a manutenção de logística e abastecimento de toda a cadeia produtiva”, acrescentou.
Ajuda federal
Em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais do Governo gaúcho, Eduardo Leite fez um alerta quanto às medidas de suporte econômico que estão sendo tomadas pela União: o Rio Grande do Sul ficou praticamente de fora. Segundo ele, estados que já enfrentavam problemas fiscais não estão sendo devidamente atendidos pela ajuda federal para enfrentamento ao coronavírus.
O governador destacou que essa questão está sendo discutida com a Secretaria do Tesouro Nacional, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e os outros governadores do Sul e do Sudeste (COSUD).
Assista à entrevista do governador Eduardo Leite
Entrevista coletiva para explicar o decreto que está sendo publicado hoje com novas medidas de restrição.
Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Quarta-feira, 1 de abril de 2020
(*) Com informações do Governo do Rio Grande do Sul