Para repetir virada de 2010, Anchieta buscará herdar votos no segundo turno de Roraima

Em busca de uma virada nas urnas, José de Anchieta, candidato do PSDB ao governo de Roraima, começa a traçar as estratégias para o segundo turno da corrida eleitoral no estado contra Antônio Denarium (PSL). Após a completa apuração das urnas no estado, o candidato tucano ao Palácio Senador Hélio Campos conquistou 104.114 votos, o que equivale a 38,78% do eleitorado roraimense.
Com o resultado, Anchieta ficou pouco mais de 10 mil votos atrás do seu concorrente no primeiro turno. Entretanto, esta não será a primeira vez que o tucano buscará reverter uma vantagem. Em 2010, quando saiu vitorioso do pleito para o governo do estado, o tucano foi em busca dos votos dos candidatos que não avançaram ao segundo turno para conquistar a vaga de governador. Para a disputa de 2018, a estratégia será a mesma.
Com 20 dias até o pleito decisivo, Anchieta visa composições políticas para herdar os 50.863 votos deixados por outros postulantes ao cargo. “A campanha é isso e estamos preparados. Vamos agora para o segundo turno. Temos três semanas de campanha para chegarmos vitoriosos. Já me aconteceu isso uma vez. A gente saiu atrás no primeiro turno e no segundo nós viramos”, lembrou.
Após governar o estado em outras duas oportunidades, o tucano também aposta na experiência política para conquistar os votos necessários para vencer e ocupar, novamente, a cadeira de governador de Roraima. “Deixo meu compromisso de continuar lutando por um estado melhor para todos. Agora começa uma nova etapa. Com novos apoios, muita força, experiência e união sei que vamos vencer mais este desafio”, destacou.
Atual presidente do PSDB de Roraima, Anchieta manterá a postura nesta nova fase de campanha para o governo do estado. Para os debates de segundo turno, o candidato seguirá apostando na defesa de suas propostas para gerar mais investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança, algumas das principais demandas da população roraimense.
A votação que definirá o vencedor do pleito acontecerá em 28 de outubro. No primeiro turno, realizado no último domingo, mais de 573 mil roraimenses foram às urnas para escolher, além do novo governador, os oito representados do estado no Câmara dos Deputados, os dois nomes que ocuparão cadeiras no Senado Federal e os 24 deputados estaduais que atuarão na Assembleia Legislativa de Roraima.
Reportagem Danilo Queiroz