Para tucano, seguro cambial em concessões vai ajudar na retomada de investimentos estrangeiros
O governo federal avalia a criação de uma espécie de seguro para proteger investimentos de volatilidade cambial nas concessões de infraestrutura. De acordo com matéria do jornal O Estado de S. Paulo, o tema deverá colocado em consulta pública ainda nesta quinta-feira (9), como método para deslanchar os contratos de concessões dos aeroportos federais de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, cujos leilões estão marcados para 16 de março.
Para o senador José Aníbal (PSDB-SP), a proposta de seguro cambial em concessões vai ajudar na retomada de investimentos internacionais em meio à crise econômica que atinge o país após 13 anos de governos petistas. “Essa proposta chega em uma hora necessária. Tudo que precisamos agora é de investimentos. Do ponto de vista do setor público, o investimento está muito penalizado hoje porque a escassez de recursos é generalizada. Temos que trazer investimentos privados, seja daqui ou de fora do país. O Brasil tem muito a oferecer – não é só em aeroportos e portos, temos estradas, ferrovias, metrôs, enfim, mobilidade urbana”, ressalta o tucano.
Segundo o Estadão, o novo mecanismo em estudo poderia dar cobertura parcial em torno de 25% aos empréstimos tomados em moeda estrangeira a serem investidos nas concessões. Esse modelo de “hedge cambial” já vem sendo utilizado pelo governo paulista, sob o comando do tucano Geraldo Alckmin, em concessões de rodovias no estado.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.