Pará utiliza capoeira na recuperação de detentas contra dependência química

Notícias - 18/07/2017
Oficina de capoterapia realizada dentro do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua. A capoterapia é uma atividade lúdica, que envolve exercícios de força e flexibilidade, acompanhada de cantigas e brincadeiras de roda, ao som do berimbau e do pandeiro.FOTO: ALFREDO MATOS / ASCOM SUSIPE DATA: 17.07.2017 ANAINDEUA – PARÁ

Detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, na região metropolitana de Belém (PA), estão experimentando uma nova forma de resgatar sua cidadania através da capoeira. A chamada “capoterapia” é iniciativa do governo do estado, que é administrado por Simão Jatene (PSDB), por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). O objetivo é tratar vício em álcool e drogas.

As oficinas são realizadas semanalmente atendem a 25 internas. Além da atividade física, a capoeira ajuda na socialização através da música, com suas cantigas e a tradicional percussão que é característica do esporte.

Para as internas, os exercícios de força e flexibilidade da capoeira colaboram para diminuir a tensão da rotina das encarceradas. “A capoeira tira um pouco da tensão que existe aqui e nos ensina a agir com mais tranquilidade. Parece que estamos em outro mundo”, disse Elisângela Santos, detenta, em entrevista ao portal do G1.

Clique aqui para ler a íntegra da notícia.

X
18/07/2017