Paragominas pode ganhar empresa de silos metálicos

Representantes da Multisilos, fabricante de silos metálicos e equipamentos destinados à armazenagem, como secadores, transportadores, máquinas de limpeza e estrutura metálicas, estudam a possibilidade de abrir uma indústria em Paragominas (PA). Com 12 anos de existência, a empresa de Londrina (PR) pretende abrir uma filial , no Sudeste paraense, para aproveitar algumas vantagens da localização do município e de suas potencialidades.
Participaram da reunião o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins (PSDB), o vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça, e os secretários Adnan Demachki (Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia) e Jaqueline Peçanha (Meio Ambiente).
“Achei interessante o ambiente de empreendedorismo que encontramos em Paragominas. É uma cidade que tem uma gestão que acolhe quem quer produzir”, disse o diretor executivo da Multisilos, Gustavo Sá Pereira, que salienta a busca por um melhor atendimento a mercados mais próximos do Pará.
“O que produzimos hoje em Londrina é também levado para o Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Nossa ideia é suprir melhor esse mercado a partir dessa fábrica em Paragominas”, afirmou Gustavo Sá.
Para o governo do Estado, a chegada de novos empreendedores, a missão é criar condições para que a empresa se instale definitivamente no Pará e traga benefícios econômicos e sociais. “É dever do Estado valorizar e apoiar quem quer investir no Pará, em quem quer trazer desenvolvimento econômico e, consequentemente, social”, observou Adnan Demachki.
Demachki acrescentou ainda que uma indústria de fabricação de silos secadores será de fundamental importância para o crescimento da produção de grãos no Pará, imagine somente o frete que se paga hoje para transportar silos secadores do Sul/Sudeste para serem montados aqui no Estado, além claro dos recursos que se mantém no próprio Estado já que atualmente manda se pra fora para aquisição de silos”
“A ideia é essa, contar com o apoio do governo e da iniciativa privada para qualificar as pessoas que trabalharão conosco na fábrica. Moradores de Paragominas e da região. Ao todo, queremos gerar 150 empregos diretos e mais 150 indiretos em no máximo dois anos”, conta Sá Pereira. A Fiepa tem estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Paragominas e se comprometeu a participar desse processo.
O prefeito Paulo Tocantins explica que Paragominas trabalha para atrair interessados em investir no município, criando assim um clima favorável ao empreendedor. “A cidade se esforça para dar segurança a quem quer investir”, disse. “Uma empresa como essa vem a calhar com o momento de Paragominas e do Pará, que vêm numa crescente muito boa no agronegócio”, completou Tocantins.
*Com informações do Portal da Prefeitura de Paragominas (PA).