Parceria com empresas italianas vai revitalizar praças de São Paulo

Notícias - 21/06/2017

Brasília (DF) – Em mais um exemplo de parceria com empresas privadas para melhorar a vida da população paulistana, a prefeitura de São Paulo, gerenciada por João Doria (PSDB), se uniu a empresas italianas para revitalizar três praças da cidade que têm ligação com a cultura do país europeu, entre elas a praça Ramos de Azevedo, que fica em frente ao Theatro Municipal e a 300 metros da prefeitura. O projeto, chamado Italia Per San Paolo, será lançado pela prefeitura nesta quarta-feira (21). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A fonte de água na praça Ramos foi doada à capital paulistana por imigrantes italianos em 1922, no centenário da independência. Agora, a Italy Trade Agency (ITA), órgão para a promoção de empresas italianas, se propôs a reconstruí-la. A praça deverá ter suas esculturas restauradas e revestidas com um material antipichação, que facilita a remoção da tinta no caso de depredação dos monumentos. A parceria também prevê a instalação de câmeras para monitorar o patrimônio. A praça deverá ser reinaugurada em 16 de dezembro.

Em agosto, outra revitalização será entregue: a da praça do Imigrante Italiano, na zona oeste de São Paulo. Já a praça Cidade de Milão, próxima ao Ibirapuera, tem a restauração da sua fonte e instalação de nova iluminação previstas para outubro.

“Temos tecnologia e experiência milenar, porque a Itália é cheia de monumentos”, destacou a diretora do ITA no Brasil, Erica di Giovancarlo. Ela explicou ainda que o custo das obras ficará por conta das empresas italianas, que terão como contrapartida os seus nomes nos canteiros das praças e a divulgação de suas ações.

X
21/06/2017