Parlamentar atuante, Marco Tebaldi tenta terceiro mandato como deputado federal

Com trabalhos parlamentares bem-sucedidos em âmbito municipal e federal, Marco Tebaldi se consolida como um dos políticos mais preparados para seguir em busca seu terceiro mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados pelo PSDB de Santa Catarina. O tucano foi o responsável pela criação e implantação de diversos programas de sucesso em Joinville, como o Projeto Mangue e a Agência Municipal de Águas e Esgotos da cidade
Marco Antônio Tebaldi nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, em 31 de janeiro de 1958. Se formou como Engenheiro Sanitarista e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1984. Seu currículo acadêmico também contempla uma pós-graduação em Hidrologia na Universidade de São Paulo (USP). Atuou como professor universitário substituto na UFSC em Hidrologia nos cursos de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental do Núcleo de Bacias Hidrográficas.
O tucano passou a viver em Joinville, Santa Catarina, a partir de 1986, quando foi aprovado em um concurso público da Prefeitura Municipal da cidade. Lá, passou a coordenar o Projeto Mangue, responsável pelo fim das invasões e da urbanização de áreas ocupadas. Durante os 10 anos à frente da ação, Tebaldi realizou projetos que beneficiaram mais de 10 mil famílias da região.
O excelente trabalho na cidade catarinense garantiu a Tebaldi uma vaga como vereador na Assembléia Legislativa de Joinville em 1992, quando foi o segundo parlamentar mais votado daquele pleito. A convite do prefeito Wittich Freitag, criou a Secretaria da Habitação para prosseguir com o trabalho iniciado como engenheiro sanitarista da Prefeitura do município.
Em 2000, passou a ocupar o cargo de vice-prefeito do município catarinense, sendo eleito na chapa de Luiz Henrique em primeiro turno. No cargo, contribuiu na criação da Agência Municipal de Águas e Esgotos (Amae), que elaborou todo o acervo administrativo e jurídico para fazer a municipalização da água. Também presidiu o Conselho Administrativo do Hospital Municipal São José e a Defesa Civil.
Quando o prefeito Luiz Henrique renunciou ao cargo para disputar o governo de Santa Catarina em 2002, Tebaldi assumiu a prefeitura de Joinville. Mantendo o bom desempenho, foi reeleito prefeito em 2004, com a maior votação de primeiro turno do estado catarinense. Uma vitória histórica com 132.687 votos. Até hoje, nenhum outro político foi eleito com margem tão ampla.
Em 2010, foi eleito deputado federal com 100.839 votos. Em março de 2011, o tucano se licenciou da vaga na Câmara dos Deputados para assumir o cargo de secretário de Educação do Estado de Santa Catarina. Reassumiu as atividades como parlamentar em Brasília em 1 de março de 2012. Foi reeleito em 2014 com 135.042 votos.
Com 289 ações parlamentares em seus mandatos, Marco Tebaldi é recordista em emendas e aprovação de convênios para os municípios catarinenses. Ao todo, foram mais de R$ 180 milhões em recursos que contribuíram com o desenvolvimento de todas as regiões do estado, através de investimentos em educação, saúde, turismo, esportes, agricultura, infraestrutura e assistência social.