Pesquisa mostra prefeitos do PT como piores do ranking

Foram avaliados todos os prefeitos das capitais, e os melhores desempenhos são os primeiros da lista

Notícias - 08/09/2003

São Paulo – Pesquisa nacional sobre desempenho dos prefeitos das capitais do Brasil, realizada pela empresa de pesquisas Brasmarket, mostra os administradores municipais do PT como os piores do ranking. Entre todos os prefeitos petistas, Marta Suplicy, de São Paulo, foi a que conseguiu a melhor colocação, ficando em 16º. O último colocado no ranking nacional foi o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, também do PT.

Apesar do mau desempenho de Marta Suplicy, o analista de pesquisas eleitorais e diretor da Brasmarket, Sidney Kuntz, destaca que a avaliação da administração da prefeita de São Paulo junto à população vem melhorando. “A política de comunicação de seu governo melhorou muito e os CEUs (Centros Educacionais Unificados) são um dos grandes trunfos da administração petista na Capital“, disse.

Para o presidente nacional do PT, José Genoino, o resultado da pesquisa Brasmarket não é alarmante. “Vamos levar em conta pesquisas como essa para melhorar não apenas o desempenho de nossos prefeitos, mas principalmente o de suas administrações“, afirmou. Genoino destacou que toda pesquisa revela o retrato do momento e, portanto, o partido tem condições de, juntamente com os prefeitos, recuperar o prestígio dessas administrações: “Vamos nos articular nesse sentido, recuperando a marca e os projetos do PT.“

Em relação aos outros prefeitos do PT, Kuntz avalia que o mau desempenho é decorrência de não terem conseguido, ainda, colocar em prática os projetos que prometeram para o eleitorado. Segundo o analista, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma das grandes amarras para os administradores municipais, não apenas os petistas, mas também os de outros partidos. O PT administra 8 capitais em todo o País.

Este é o ranking dos prefeitos, segundo apurou a Brasmarket:

1 – André Puccinelli (PMDB), de Campo Grande;

2 – Alfredo Nascimento (PL), de Manaus;

3 – Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), de Vitória;

4 – Tadeu Palácio (PDT), de São Luiz;

5 – Roberto França (PPS) de Cuiabá;

6 – Cícero Lucena (PSDB), de João Pessoa;

7 – Carlos Alves (PSB), de Natal;

8 – César Maia (PFL), do Rio de Janeiro;

9 – Nilmar Ruiz (PFL), de Palmas;

10 – Tereza Jucá (PSDB) de Boa Vista.

11 – Firmino Filho (PSDB), Teresina

12 – Carlos Camurça(PTB), Porto Velho

13 – João Pimentel (PDT), Macapá

14 – Antonio Imbassahy (PFL), Salvador

15 – Ângela Amin (PP), Florianópolis

16 – Marta Suplicy (PT), São Paulo

17 – Cássio Taniguchi (PFL), Curitiba

18 – Pedro Wilson (PT), Goiânia

19 – João Verle (PT), Porto Alegre

20 – Juraci Magalhães (PMDB), Fortaleza

21 – Marcelo Deda (PT), Aracajú

22 – Edmilson Rodrigues (PT), Belém

23 – João Paulo de Lima (PT), Recife

24 – Kátia Born (PSB), Maceió

25 – Fernando Pimentel (PT), Belo Horizonte

A pesquisa Brasmarket contou com 13.255 entrevistas, numa média de 475 entrevistas por Capital e 1.200 entrevistas em São Paulo. O intervalo de confiança é de 05,5% e a margem de erro é de 3% em São Paulo é de 5% nas demais capitais. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 a 23 de agosto.

X
08/09/2003