Petrobras assina acordo com Statoil para participar de leilões do pré-sal
Endividada e vítima de um esquema de corrupção capitaneado pelo governos do PT, a Petrobras decidiu se unir à norueguesa Statoil para garantir sua participação nos próximos leilões de áreas do pré-sal previstos para 2017. Um memorando de entendimento foi assinado, nesta terça-feira (30), na Noruega, pelo presidente da estatal, Pedro Parente, com a Statoil, no qual as duas petroleiras se comprometem a avaliar oportunidades de parcerias. A decisão se deve à falta recursos suficientes da Petrobras para disputar sozinha áreas para exploração de petróleo nas próximas licitações.
De acordo com matéria do jornal O Globo, a Petrobras vendeu, em julho, sua participação de 66% no campo de Carcará, no pré-sal na Bacia de Santos, para a empresa norueguesa. Em nota à imprensa, a estatal informou que as duas companhias vão trabalhar juntas para “avançar em propostas para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração”. Além disso, o acordo, segundo a Petrobras, dará continuidade à parceria das duas petroleiras no Brasil e no exterior, e ainda conseguir maior valor com o uso de novas tecnologias, com o “aumento de recuperação de petróleo e da simplificação de atividades operacionais”.
Segundo o jornal, a Petrobras e a Statoil formam, atualmente, consórcios em 13 blocos em fase exploração ou de produção, sendo dez no Brasil e três no exterior. O acordo vai permitir que a estatal invista em áreas novas, onde será possível “dividir o risco exploratório”.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.