Petrobras pede ressarcimento por perdas com triplex
Em documento protocolado nesta quarta-feira (8) na Justiça federal de Curitiba, a Petrobras solicitou ao juiz Sergio Moro o ressarcimento dos valores perdidos com os crimes relacionados ao tríplex utilizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Guarujá (SP). Apesar de a estatal não ter citado valores, procuradores da Operação Lava Jato afirmaram, na última sexta-feira, que os prejuízos causados pelo pagamento de propina nos contratos da OAS com a petrolífera chegam a R$ 87,6 milhões. As informações são de matéria publicada pelo jornal O Globo.
“Não obstante e por fim, no que tange ao perdimento dos bens e valores provenientes do crime, requer seja o produto revertido. Assim, é necessário que seja dada a correta destinação do valor, garantindo o ressarcimento da peticionária pelos danos suportados, de forma a minimizar seus prejuízos”, destacou a defesa da Petrobras no pedido de ressarcimento.
O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) celebrou a decisão tomada pela Petrobras de pedir o ressarcimento dos recursos perdidos com corrupção. O tucano avalia ser “mais do que justo” que o ex-presidente Lula reembolse a empresa com os valores desviados para pagamento de propina.
“O que a Petrobras exigiu e o Ministério Público propôs é o mínimo que deve ser ressarcido ao povo brasileiro, a essa grande empresa. De forma que esse valor de R$ 87 milhões é mais do que justo que o ex-presidente para que o Lula ressarça a nossa Petrobras. Eu estou de acordo com essa decisão”, avaliou o parlamentar.
Apesar de o pedido da Petrobras representar mais uma evidência do envolvimento de Lula com o imóvel no litoral paulista, o ex-presidente segue negando qualquer participação nas irregularidades. Em maio, durante seu depoimento ao juiz Moro, o petista voltou a se esquivar das denúncias, disse que apenas visitou o apartamento em fevereiro de 2014 e que nunca adquiriu o imóvel. Para Ataídes Oliveira, no entanto, os fatos não deixam dúvidas sobre a participação do ex-presidente no negócio. O tucano também ressaltou que a Petrobras, por ser a maior vítima do esquema, é a mais indicada para pedir a devolução dos valores.
“Quem tem legitimidade para isso na verdade é quem sofreu o dano, e quem sofreu o dano foi a Petrobras. Ninguém melhor do que a própria empresa para pedir o ressarcimento. É uma decisão corretíssima. Então é mais do que justo que a Petrobras peça esse ressarcimento não só ao ex-presidente Lula, mas a outros danos sofridos”, argumentou o senador.
Clique aqui para ler a matéria do jornal O Globo sobre o assunto.