Petrobras reduz preços de gasolina e diesel nas refinarias

Notícias - 26/05/2017

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira, a redução do preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias, que recuaram 5,4% e 3,5%, respectivamente. A medida foi estimulada por um “aumento significativo nas importações no último mês, o que obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno”, conforme explicou um comunicado da companhia. Além de se fortalecer no país, a empresa busca consolidar os bons resultados da exportação de petróleo, que só no primeiro trimestre deste ano bateu recorde e atingiu a maior média da história, de mais de 1 milhão de barris exportados por dia. O deputado federal Guilherme Coelho, do PSDB de Pernambuco, comemora a medida, que se soma aos outros sinais de que a economia brasileira se recupera. O tucano espera que, em breve, esses descontos cheguem ao consumidor.

“O país, de fato, está retomando o seu crescimento, inflação baixa, os juros estão caindo, existe um momento de animação da população para que a economia volte a crescer e a gerar empregos. Essa notícia é muito boa e vai afetar o bolso dos brasileiros, que na hora de abastecerem seus carros e transportes, vão pagar menos pelo diesel e pela gasolina”, disse.

A projeção da Petrobras é de que se o ajuste feito pela estatal for repassado ao preço para o consumidor final, o diesel pode reduzir R$ 0,07 por litro, e a gasolina, R$ 0,09 por litro. No comunicado, a companhia ainda sinalizou que os preços de combustíveis podem ser revistos com maior frequência. Guilherme Coelho elogia a nova postura do comitê executivo empresa, e afirma que há um abismo entre a atual gestão e do governo PT, quando o aparelhamento político resultou em corrupção e prejuízo.

“No governo passado, a Petrobras foi envolvida no maior escândalo de corrupção já visto no mundo. Depois que o ministro entrou e o presidente Pedro Parente assumiu, sob o comando de Michel Temer, a empresa tornou-se sólida, tratada com seriedade pelos seus gestores. Eu acredito que esse trabalho faz com que essas coisas aconteçam”, apontou.

Desde outubro do ano passado, a Petrobras pratica uma nova política de definição de preços dos combustíveis, e faz reuniões mensais para definir os valores do diesel e da gasolina nas refinarias.

X
26/05/2017