Por causa da crise econômica, consumo da energia tem recuo de 0,9%
O consumo de eletricidade no país teve encolhimento total de quase 1% em 2016 na comparação com o ano anterior. O motivo do recuo se deve, principalmente, à retração da demanda industrial ocasionada pela crise econômica, segundo informou a estatal Empresa de Pesquisa Energética, nesta segunda-feira. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) afirma que os números mostram a regressão que ocorreu na economia brasileira durante as gestões do PT.
“Reduzir o consumo da energia nessa área industrial significa reduzir o emprego, significa crise, significa que o Brasil estaria andando para trás”, disse.
O órgão estatal ressaltou, no entanto, que o consumo da indústria teve alta de 0,9 por cento em dezembro, frente ao mesmo mês do ano anterior. Esse foi o primeiro avanço registrado desde março de 2014. Nilson Leitão lembra que o crescimento da indústria pode impulsionar a oferta de emprego no Brasil.
“O Brasil fomentar a indústria, agregar valores. O Brasil teve o caos do governo do PT que virou as costas para o setor que agrega valores. A industrialização não vai gerar apenas mais energia, mas vai gerar mais emprego também”, falou.
O consumo de energia pelas indústrias no ano passado teve diminuição de quase 3% em relação a 2015; Já o comércio consumiu em 2016 2,5% menos eletricidade. O único segmento que registrou alta foi o residencial, com aumento de mais de 1% na utilização.