Por iniciativa de Terezinha, Assembleia de PE cria frente para pessoa com deficiência

Notícias - 12/04/2017
#pracegover: Terezinha Nunes está de blusa preta e paletó vermelho falando no microfone no púlpito na Assembleia de PE

A Assembleia Legislativa de Pernambuco se tornou, nesta terça-feira (11), a primeira casa do país a instalar uma Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência. A proposta é da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) que preside o colegiado. Além do trabalho de combate ao preconceito, a frente trabalhará junto às entidades que atuam na causa numa articulação conjunta de ações em prol dessa parcela da população.

“Nossas funções incluem ampliar o debate, difundir os direitos das pessoas com deficiência, desafiar a sociedade civil a ser empática, fazer um diagnóstico do trabalho realizado e, por fim, ajudar a desenvolver políticas públicas específicas de atenção a esses indivíduos. Essas pessoas serão incluídas daqui pra frente e a Assembleia se tornará um vetor no sentido de melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência em nosso Estado”, explicou a tucana.

Terezinha informou que as próximas atividades do colegiado incluem viagens às quatro regiões do Estado. “Queremos sentir as dificuldades das pessoas nas mais diversas áreas”, justificou.

A deputada do PSB, Laura Gomes, foi eleita relatora dos trabalhos do colegiado. Ela destacou o avanço de Pernambuco na questão desde a promulgação do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência, em 2012, e acredita que o colegiado contribuirá ainda mais neste processo. “Vamos trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência e de suas famílias. Precisamos lutar por uma sociedade cada vez mais inclusiva e acessível”, defendeu.

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência tem ainda como integrantes efetivos os deputados Clodoaldo Magalhães (PSB), Jadeval de Lima (PDT), Ricardo Costa (PMDB) e Roberta Arraes (PSB).

*Do PSDB-PE

X
12/04/2017