Prefeito tucano investe R$ 1 bi em usina termelétrica

Inserida em um dos principais polos energéticos do país, a cidade de Lins está se preparando para receber uma nova termelétrica. O prefeito da cidade, o tucano Edgar de Souza (PSDB), conseguiu um investimento de aproximadamente U$ 1 bilhão para a construção de mais uma usina na região. O novo empreendimento será instalado na cidade que tem cerca de 76.500 habitantes e está a 430 quilômetros de distância da capital do estado. O projeto foi classificado pelo tucano como “fundamental” e de “enorme importância” para o desenvolvimento de São Paulo, que hoje precisa importar energia de outros estados para abastecer a demanda local.
De acordo com o prefeito, a usina, que já está em fase de implantação, aumentará as ofertas de trabalho e vai atrair empresas, o que promete mudar o panorama econômico do município.
“Esta é uma grande conquista para Lins e entorno. A termelétrica será um divisor de águas para a região porque tem um forte impacto tecnológico, além da geração de empregos diretos e indiretos. O projeto atrairá riqueza e visibilidade para nosso município e também colocará Lins em um novo patamar no processo de industrialização do interior do estado”, explicou.
O prefeito também destacou a importância da preparação da cidade para receber a termelétrica e da capacitação da mão de obra que irá trabalhar na usina. “A cidade será envolvida com a área de tecnologia, que nós ainda não temos aqui. Isso significa um capital humano importantíssimo e vai abrir possibilidades nas nossas universidades locais de novos cursos nessas áreas para preparar os futuros trabalhadores”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Israel Alfonso, também comemorou a chegada da termelétrica e explicou que ela vai produzir cerca de 7% da energia consumida no estado de São Paulo. “A usina vai consumir por dia sete milhões de metros cúbicos de gás por dia, que equivale mais que o dobro que o Rio Grande do Sul consome em 24 horas. Esse novo empreendimento trará autossuficiência para São Paulo na questão energética”, completou.
Para Israel, a expectativa é positiva no que se refere a geração de empregos para os linenses. “Durante a fase de implantação, que durará 5 anos, essa usina vai chegar a oferecer 650 postos de emprego. Trabalhando na usina a gente calcula uns 300 postos de trabalho. Este tipo de empresa tem um grau de automatização muito grande. Apesar de não ser empresas de muita contratação, ela proporciona uma contratação mais especializada e salários maiores”, esclareceu.
A cidade de Lins já conta com a extração de energia através da biomassa, do biodiesel e por meio de uma hidrelétrica já existente na região. Agora, com a chegada da termelétrica, o parque energético estará completo, segundo o secretário de desenvolvimento.
“A cidade será rica energeticamente falando. Estamos diversificando a produção de energia e qualquer empresa que vier para cá terá a maior facilidade de acesso à energia, além da excelente localização da cidade para a evolução industrial de qualquer setor”, concluiu.