Prefeitos eleitos pelo PSDB começam a ser diplomados
Brasília (DF) – Os prefeitos eleitos pelo PSDB nas capitais nas eleições municipais de 2016 começaram a ser diplomados na última sexta-feira (9). Com mais de 21 milhões de votos recebidos nos dois turnos, o PSDB se consolidou como o grande vitorioso do pleito deste ano e vai governar sete capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Manaus (AM), Belém (PA), Teresina (PI) e Porto Velho (RO).
Nesta sexta-feira (16), o prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), o vice-prefeito Gustavo Paim (PP) e os 36 vereadores eleitos da Capital foram diplomados. A cerimônia ocorreu às 17h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Os tucanos Rui Palmeira, Artur Virgílio Neto, Zenaldo Coutinho e João Doria terão suas cerimônias de diplomação nesta segunda (19) e estarão oficialmente aptos a tomar posse no cargo de prefeito de Maceió (AL), Manaus (AM), Belém (PA) e São Paulo (SP), respectivamente.
Na capital paulista, a cerimônia será às 11 horas, na Sala São Paulo, localizada na praça Júlio Prestes. Além de Doria e do vice Bruno Covas (PSDB), também participarão da cerimônia os 55 vereadores eleitos.
Na mesma data, o prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP), serão diplomados às 17h, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas. Na ocasião, os 21 vereadores que venceram as eleições municipais de outubro e seus respectivos suplentes também receberão os diplomas.
O evento de diplomação do prefeito reeleito de Manaus, Artur Virgílio Neto, será realizado às 15h.
Em Belém (PA), o prefeito reeleito Zenaldo Coutinho, seu vice Orlando Reis (PSB) e os 35 vereadores eleitos farão a cerimônia de diplomação no Hangar Centro de Convenções, às 17h.
O prefeito eleito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, também será diplomado nesta segunda (19), às 10 horas, no Fórum de Ribeirão Preto. Às 13h, o tucano irá anunciar a conclusão da indicação da equipe que formará seu governo.
Corte de gastos
O prefeito eleito de Porto Velho (RO), Dr. Hildon, foi o primeiro tucano a receber o diploma, no último dia 9. Além do tucano, o vice Edgar do Boi (PSDC) e os 21 vereadores que irão compor o parlamento municipal foram diplomados pela Justiça Eleitoral. Em entrevista coletiva, o prefeito disse que pretende cortar gastos e reorganizar as estruturas da prefeitura.
“Precisamos estruturar a forma de administrar a prefeitura de Porto Velho. Temos que enxugar um pouco essa máquina, pois é pesada e ineficiente. Então, precisamos torná-la mais eficiente, fazendo algumas mudanças. Temos que cortar custos e procurar otimizar a receita. Esse é o caminho para sair da crise”, afirmou.
Na última quinta (15), o prefeito eleito de Vila Velha (ES), Max Filho, e seu vice, Jorge Carreta (PSDB) foram diplomados pela Justiça Eleitoral. É o terceiro mandato de prefeito que ele exerce no município.
Em Teresina (PI), o prefeito eleito Firmino Filho (PSDB), seu vice Luiz Junior (PMDB), os 29 vereadores eleitos e mais três suplentes de cada coligação foram diplomados no último dia 14. A solenidade ocorreu no auditório da Justiça Federal.