Prefeitura de Campina Grande (PB) amplia serviços de saúde para superar desafios da Atenção Básica
Um dos maiores desafios da saúde pública é garantir a eficiência dos serviços prestados à comunidade. Essa foi uma das prioridades da Prefeitura de Campina Grande, nos últimos quatro anos, em especial na Atenção Básica. Para isso, a atual gestão da administração municipal precisou, primeiro, recuperar a estrutura das unidades de saúde, dando mais condições de trabalho para os profissionais e conforto aos pacientes, além de criar serviços especializados como as policlínicas.
De 2013 até dezembro de 2016 foram construídas três Unidades Básicas de Saúde. A primeira a ser inaugurada foi a UBS Ronaldo Cunha Lima, no bairro Três Irmãs. A unidade é a primeira do tipo porte 3, construída no município dentro dos padrões do Ministério da Saúde. Este ano, a Prefeitura ainda inaugurou uma UBS no Novo Cruzeiro e outra no Distrito de Galante. Mais quatro unidades estão sendo construídas no Raimundo Suassuna (duas unidades) e no Complexo Habitacional Aluízio Campos (duas unidades).
No mesmo período foram reformadas e ampliadas mais de 50 unidades, como a UBS Paus Brancos, no distrito de Catolé de Boa Vista, que estava abandonada e hoje atende toda a população daquela localidade. Em Catolé de Boa Vista, aliás, todas as oito unidades de saúde foram reformadas. Ainda foram construídas Academias da Saúde nas Malvinas e no Mutirão.
Além das melhorias na estrutura das unidades de saúde, a Prefeitura também aumentou o número das Equipes da Estratégia Saúde da Família da cidade. No início da gestão eram 80 e atualmente são 105 equipes. O quantitativo de Equipes de Saúde Bucal na Atenção Básica também foi ampliado, passando de 40 para 54 o total de unidades com atendimento de odontologia.
Ainda em relação ao cuidado com a saúde bucal, a Prefeitura implantou dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), sendo um no distrito de Galante e outro em São José da Mata. O tratamento oferecido nos CEOs é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família. Os casos mais complexos são encaminhados ao serviço especializado.
Policlínicas – Outra inovação na rede de Atenção Básica foi a criação das policlínicas das Malvinas e da Zona Leste, no José Pinheiro. As policlínicas realizam atendimento médico especializado, em diversas áreas médicas, como pediatria, urologia, cardiologia e ginecologia, gastroenterologia, dermatologia e neurologia. Nos novos serviços também são realizados exames de raios-x, eletrocardiograma e ultrassonografia. A proposta das policlínicas é oferecer mais resolutividade às demandas das UBS e descentralizar os serviços especializados, desafogando o fluxo de atendimentos nos hospitais.
Horário diferenciado – Desde 2013, a Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando os atendimentos noturnos para os trabalhadores na rede de Atenção Básica. No Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, que fica no centro da cidade, o horário é diferenciado para o trabalhador do comércio. A Policlínica das Malvinas e o Centro de Saúde do Catolé também disponibilizam o terceiro turno de atendimentos, assim como acontece no Hospital Municipal Pedro I, que ainda realiza exames e consultas referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde nos finais de semana.
*Codecom/Prefeitura de Campo Grande