Prefeitura de Manaus lança campanha em respeito aos ciclistas

Notícias - 07/03/2017

A prefeitura de Manaus, comandada por Artur Virgílio Neto (PSDB), lançou, no último dia 23, uma campanha educativa para conscientizar motoristas quanto ao respeito aos ciclistas. Com o slogan “No trânsito eu compartilho respeito”, a iniciativa faz parte de um compromisso firmado entre o prefeito e representantes de grupos de ciclistas para a melhor mobilidade e acessibilidade nas vias da capital amazonense.

De acordo com a prefeitura, hoje Manaus possui 29 km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade, e outros 14,4 km de ciclorrotas estão em fase de finalização. Além disso, alguns parques e praças da cidade contam com espaço delimitado para os ciclistas, como o Parque Ponte dos Bilhares, gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os amantes dos pedais contam ainda com duas bike station (estações de reparos para bicicletas contendo ferramentas de utilidade).

Segundo a prefeitura, o alerta sobre a importância de vários transportes compartilharem, com respeito, o mesmo espaço urbano contou com a colaboração de vários grupos de pedais na cidade e está sendo divulgado em diversas mídias. Entre elas, outdoors, busdoors, taxidoors e mobiliários urbanos, além de um vídeo de 30 segundos veiculado nas emissoras de rádio e televisão e nas redes sociais oficiais da prefeitura.

Tucanos elogiam ação

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), elogiou e classificou a iniciativa do prefeito tucano como “muito adequada”. “Quando o respeito marca a relação entre motoristas e ciclistas, todos ganham, especialmente a cidade. Se soubermos compartilhar e respeitar, o trânsito sempre terá espaço para todos. Com segurança”.

Richa aproveitou para relembrar que durante seu mandato como prefeito de Curitiba (2005-2010) instituiu um plano diretor cicloviário para expandir a rede de ciclovias e recuperar a malha já existente. “Agora, no governo do Estado do Paraná, os programas de urbanização dos municípios já garantiram a pavimentação de 45 km de ciclovias em várias cidades. Vamos ampliar o programa com a licitação de novas obras nos próximos meses”, completou.

Já o deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) ressaltou a importância da campanha, pois a bicicleta vem se tornando cada vez mais como uma opção de transporte nas grandes cidades. “Sabemos que uma cidade que se pretende ser moderna, sustentável e respeita seus cidadãos compreende o trânsito das mais diversas formas. Em especial, ações que respeitem o meio ambiente, que é o caso da bicicleta. Por isso, uma campanha publicitária que venha trazer esse alerta, essa importância de se respeitar o ciclista é fundamental. Nas cidades mais desenvolvidas do mundo já ocorrem e o prefeito de Manaus tomou uma grande iniciativa em promover essa campanha”, destaca o parlamentar.

X
07/03/2017