Prefeitura de Porto Alegre publica decretos intensificando ações de combate ao coronavírus

Notícias - 22/03/2020

Dois novos decretos proíbem o funcionamento dos shopping centers e centros comerciais, com exceção de farmácias, estabelecimentos de comércio e serviços na área da saúde, posto de atendimento da Polícia Federal, mercados, supermercados, bancos, terminais de autoatendimento, correios, lotéricas e estacionamentos. As medidas intensificam o combate ao coronavírus no município.

Os decretos foram assinados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, na noite desta sexta-feira, 20, e foram publicados em edição extra do Diário Oficial do município Diante da situação epidemiológica, o decreto 20.513 altera a redação dos publicados anteriormente.

“Vamos parar a economia de Porto Alegre para que todos fiquem em casa. Espero que estejamos errando para mais, pois se errarmos para menos não teremos como corrigir esse erro”, disse o prefeito em suas redes sociais. “Não há no mundo nenhuma outra recomendação para salvar mais vidas do que perderemos se isso não for feito”, completou.

Bancos

Marchezan assinou ainda decreto para que as agências bancárias funcionem a portas fechadas com equipes reduzidas e restrição de clientes na proporção de um para cada funcionário. Os locais também devem ser higienizados para a proteção dos usuários e funcionários. Quem descumprir as regras sofrerá penalidades que vão desde multa, interdição e até cassação do alvará de localização e funcionamento.

As mesmas regras do decreto se aplicam as agências lotéricas e aos Correios. O decreto entra em vigor nesta sexta e terá validade de 30 dias.

(*) Da Prefeitura de Porto Alegre

X
22/03/2020