Prefeitura de Taboão da Serra oferece cursos profissionalizantes inovadores à população

Em um momento em que o país bate seguidos recordes nos índices de desemprego, resultado de uma longa recessão causada pelos equívocos cometidos pelos governos petistas, a prefeitura de Taboão da Serra, administrada pelo tucano Fernando Fernandes, tem oferecido à população da cidade uma série de cursos profissionalizantes inovadores como forma de preparar os cidadãos para a nova fase vivida pelo mercado de trabalho no Brasil.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, a prefeitura de Taboão oferta formação profissional em três áreas: gastronomia, construção civil e moda, beleza e estética. Todas as aulas são gratuitas e disponíveis para moradores da cidade que tenham pelo menos 18 anos.
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Neves destaca que, desde que o prefeito Fernando Fernandes assumiu a gestão da cidade, em 2013, os cursos profissionalizantes de Taboão sofreram uma verdadeira transformação, possibilitando que um número muito maior de pessoas tivessem acesso às aulas.
“Quando começou a gestão do PSDB, a gente já tinha a escola de gastronomia, porém ela era subutilizada. Não tinha o período noturno, formava 85 alunos por ano, não tinha recursos humanos nem qualificação de pessoal. Eram mais de três anos de fila para fazer um curso. A escola de beleza e moda estava destruída. Como é uma política pública de trabalho e renda, nós fomos reconstruindo. Hoje, nós formamos, na escola de gastronomia, por volta de 900 a 1000 alunos ao ano”, ressaltou a secretária. Contando as três escolas, a prefeitura forma entre 1800 e 2000 pessoas por ano, de acordo com Laura Neves.
Os cursos oferecidos pela prefeitura de Taboão da Serra seguem um perfil mais moderno, adequado às necessidades atuais do mercado de trabalho no país. Na escola de beleza, por exemplo, são disponibilizadas aulas de formação profissional para cabeleireiro, depilação, design de sobrancelhas, massoterapia e corte e costura. Já os cursos de construção civil formam pedreiros, eletricistas e pintores de paredes, entre outros. O curso de gastronomia instrui profissionais da própria área culinária, com aulas sobre cozinha regional e internacional, pizzaiolo e panificação, entre outros, e também no setor de hotelaria. Em geral, a formação é rápida, com até 220 horas de aulas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Segundo a secretária Laura Neves, a nova área a ser explorada pela prefeitura será a de petshops, um mercado em franca expansão no país. “A gente tem que estar antenado no que está movimentando a economia. O município tem um trabalho visionário no sentido de estar sempre antenado e trazendo os cursos que vão conseguir realmente trazer emprego, vão conseguir possibilitar a empregabilidade das pessoas”, disse.
“A política de trabalho e renda aqui do município entende que precisa investir na formação profissional das pessoas, para que elas possam ampliar sua possibilidade de inserção no mercado de trabalho, principalmente num momento de crise como esse”, analisou Laura.
Entrada no mercado
A secretária explica que a prefeitura não somente prepara a população por meio dos cursos profissionalizantes, mas também ajuda os recém-formados a ingressar no mercado de trabalho.
“A gente tem parceria com as empresas da região e oferece um processo de pré-seleção, que é como se fosse uma consultoria, mas totalmente gratuita. Então a gente aplica as provas e já oferece para o empresário da região a pessoa pré-selecionada no perfil que ele quer. Isso tem resultado em empregabilidade”, revelou Laura Neves.