Prefeitura de Teresina reduz gastos em 19% e quer retomar investimentos no segundo semestre

Notícias - 19/07/2017

O conjunto de ações adotadas pela Prefeitura de Teresina, administrada por Firmino Filho (PSDB), em todos os seus órgãos para reduzir gastos começa dar resultados. Nos primeiros cinco meses desse ano, foi contabilizada uma economia de R$ 25,3 milhões no custeio. Isso representa uma redução de 19% e permitirá, nesse segundo semestre, a possibilidade de retomar algumas ações e obras, como por exemplo, as que estão previstas no Orçamento Popular.

Desde o ano passado, a ordem é apertar o cinto. Com a crise, houve a redução dos repasses federais e queda na arrecadação. Isso fez com que o prefeito Firmino Filho adotasse uma política de cortes nos gastos. Trata-se do projeto Gestão Cidadã. As principais medidas foram reduzir gastos com aluguel, contratações de terceirizados, otimização das compras e contratos.

Na avaliação do tucano, a perspectiva é de que no final do segundo semestre algumas ações e obras financiadas com recurso próprio possam ser retomadas. “Nesse primeiro semestre um conjunto significativo de ações foram tomadas para fazer esse controle de gastos. Pouco a pouco essas medidas passam a dar resultados efetivos e nós acreditamos que até o final desse semestre, novembro ou outubro, nós estaremos colhendo o fruto desse trabalho. Teremos mais segurança na prestação e manutenção dos serviços da Prefeitura, como também a possibilidade de retomar as pequenas e médias obras que são do Orçamento Popular e emendas parlamentares”, disse.

Outras medidas estão sendo estudadas com essa finalidade, como a troca das lâmpadas por LED, compra de energia elétrica no mercado alternativo e desligamento do abastecimento de água em praças públicas, além da adoção do sistema fotovoltaico ligado à rede, que é o sistema de energia solar.

Da Prefeitura de Teresina

X
19/07/2017