Prefeitura tem projeto de urbanização para a Penha

Notícias - 15/05/2002

A Praia da Penha será, brevemente, um bairro totalmente revigorado através da execução de infra-estrutura de apoio ao desenvolvimento turístico, constando de pavimentação das vias de acesso, melhorias das áreas públicas de lazer e implantação de quiosques para comercialização. A Prefeitura Municipal de João Pessoa vai investir, neste Plano Estratégico de Urbanização, recursos da ordem de mais R$ 630 mil.

O objetivo do plano é integrar governo municipal e sociedade, em busca de melhorias para o bairro. “Vamos fazer da Praia da Penha uma grande área turística, oferecendo todas as condições de infra-estrutura que o lugar merece”, disse o prefeito Cícero Lucena. O projeto, também, revela a preocupação com a preservação do meio ambiente.

O plano prevê a urbanização e ambientação da orla marítima, nas proximidades da Igreja da Penha, de modo que o local seja freqüentado todas as épocas do ano, e não apenas na tradicional festa da padroeira e no verão, oportunidades em que aumenta consideravelmente o fluxo de visitantes.

Meio ambiente – A preocupação do Plano Estratégico de Urbanização da Penha é não ferir o meio ambiente com grandes construções de alvenaria na orla marítima, como também propor um reflorestamento com coqueiros, tanto nas calçadas como na área de praia, além do plantio de vegetação rasteira adequada para a proteção de dunas existentes.

Foram projetadas 31 unidades rústicas (quiosques) em harmonia com o meio ambiente, sendo 26 para a comercialização de comidas típicas e bebidas, quatro para aluguel de roupas de banho e uma destinada à instalação de um posto policial.

A Prefeitura, também, pretende construir um palco para apresentações artísticas, de modo que sejam criadas atrações turísticas permanentes. A área destinada a quiosques e palco será revestida com pedras portuguesas. O acesso ao local será todo pavimentado, possibilitando sua interligação com o sistema viário já existente, inclusive ao Projeto Costa do Sol.

“As melhorias são da competência da Prefeitura e do Governo Federal, mas fomos buscar a ajuda do Governo do Estado. Queremos apresentar proposta ampla para o bairro”, observou o prefeito Cícero Lucena. Ele entregou uma cópia do Plano Estratégico de Urbanização ao governador Roberto Paulino.

Localizada na Região Sudeste da cidade, a praia da Penha fica próxima à Costa do Sol, projeto turístico do Governo do Estado, que visa a instalação de unidades hoteleiras em João Pessoa, considerado um dos grandes potenciais turísticos do Estado.

Ao elaborar o projeto de revitalização da área, a Prefeitura pensou em dinamizar as atividades turísticas de real importância para a elevação da renda da população e, conseqüentemente, para o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade.

Improvisação – Atualmente, devido à ausência de infra-estrutura, a atividade turística na Praia da Penha fica limitada a bares improvisados em residências e às festas populares promovidas anualmente em homenagem à Nossa Senhora da Penha. Dessa forma, os visitantes que afluem ao local não encontram qualquer sistema receptivo, restringindo o fluxo turístico e a geração de empregos.

O projeto propõe a urbanização da área através de quiosques, além da pavimentação de vias de acesso e a melhoria das áreas públicas de lazer. As obras serão coordenadas pelas secretarias de Infra-Estrutura e do Meio Ambiente.

As obras de urbanização da Penha vão atingir uma área superior a 14 mil metros quadrados, três mil e quinhentos de pavimentação, um mil e quatrocentos de construção de quiosques, duzentos e vinte e quadro de construção de unidades para aluguel de roupas e quarenta e nove de posto policial.

Cemitério – A Prefeitura, também, analisa a possibilidade de remoção do cemitério da da Penha. Estudos neste sentido já foram iniciados e uma proposta concreta deverá ser apresentada brevemente.

Em princípio, está prevista a transferência para outro local, sem ocasionar nenhum prejuízo. As modificações não estão definidas, o que deverá ocorrer assim que a Prefeitura, através da Seinfra, começar a execução das obras de urbanização da Praia da Penha.

X
15/05/2002